quinta-feira, 19 de março de 2009

valeu a pena?


Boas. Estamos chegando ao fim. Terça-feira pego meu voo de volta ao Brasil, o que significa que na segunda ou mesmo no domingo devo colocar aqui o último post do blog. Esse blog nasceu com a função de manterem informados aqueles que queriam saber como estavam as coisas por aqui, com a minha volta ao Brasil o blog perde a razão de ser.
Uma das coisas que imagino me vão perguntar quando chegar aí, é o famoso : e aí, valeu a pena? Muitos por aí achavam que eu não deveria vir por aqui. Afinal, agora chegando ao Brasil, não vou ganhar mais dinheiro, não darei um super salto profissional, blá, blá blá. Bem, com essas pessoas é impossível argumentar, porque por conta de uma estreiteza de alma só conseguem ver as coisas que são palpáveis. São cegos do coração. Nesse um ano e meio por cá, aprendi muito. Aprendi sobre educação, sobre mundo, sobre Brasil e, sobretudo, sobre mim mesmo. O que ganhei não se mede em reais ou yens. Mas também não se perde... Se um dia você tiver a oportunidade de viajar por aí e conhecer outras culturas, faça. Haverá uma porção de pessoas infundindo na sua cuca todos os medos e frustrações que elas carregam, tentando te dizer que fique, que isso é loucura, mas não se assuste. Fora da gaiola há bichos, é verdade, mas também há amigos, amores, cores diferentes, sabores exóticos. Não tenha medo das mudanças. Não se pode banhar duas vezes em um mesmo rio, diria Heráclito. Sei que quando chegar aí, tudo terá mudado, porque mudei eu. Mas nada me assusta. Tenho a certeza de que posso ir a qualquer lugar do mundo, viver em meio a qualquer gente, porque sempre carrego comigo tudo o que se precisa para ser feliz. Do que mais tenho saudades, não é de comida, de coisas, o que teno saudades mesmo é de sentar e conversar com meus amigos, alunos, familiares. Só tenho saudades das gentes...Mas saudades é bicho tinhoso, mata-se daqui e ela surge dali. Deixo tantos aqui de que sentirei tantas saudades. Mas isso é bom. Só me dá a certeza de que sim, valeu demais.

4 comentários:

Sarah Nogueira disse...

É claro q iria valer a pena. Mas acho q acabou sendo melhor do q vc esperava. Se os posts estão chegando ao fim, os meus comentários também. Foi muito legal acompanhar, ainda que dessa forma, a sua aventura. Uma boa viagem de volta e a gente se vê daqui a pouco. Beijos

Unknown disse...

Com certeza valeu a pena e para mim também, afinal tbém aprendi alguma coisa com os seus posts que com certeza não encontraria em livro algum...Beijão, até logo!!!

Koběluš disse...

Parabéns pela sua viagem professor.
Com certeza essa viagem valeu muito a pena pra vc e para nós que estavamos aprendendo e acompanhando suas descobertas diárias.
grande abraço sensei

Unknown disse...

tio, que bom que valeu a pena, com certeza deve ter sido inesquecivel, mas tb é bom saber que vc tá voltando... falta pouco! beijos e boa viagem, te esperamos aqui :D