quinta-feira, 26 de junho de 2008

Chega de Saudade

Boas. Como vocês todos já estão carecas de saber esse ano comemora-se o centenário da imigração japonesa. Pra mim o grande mistério da imigração japonesa é porque no Brasil os japas todos se dedicaram a vender pastéis nas feiras se aqui no Japão não tem pastel, mistério... Mas sabe que esse ano também se comemora os 50 anos sa bossa nova Eu adoro bossa nova. Gosto de quase tudo. E aqui no Japão eles também adoram. Pode-se ouvir bossa nova em qualquer lugar aqui. Dentro das lojas de departamento, nos restaurantes, nos bares. Outro dia eu fui ao supermercado aqui, perto de casa, e podia-se ouvir uma bossa do Caetano Veloso. Lembro-me que em uma noite de insônia, ainda em Nagoya, resolvi ir as três da manhã ao Mcdonalds. Pois é, as tantas da madrugada, em um Mcdonald qualquer de Nagoya, tocava-se bossa nova.
É fato, a cultura brasileira é forte, muito forte. O problema é que há tantos brasileiros sem cultura...
A bossa nova mesmo é um pouco renegada hoje em dia aí no Brasil. O lance são as danças. Pelo que vejo através da internet, o lance agora é a dança do créu. Massa. Muito bom. O consolo é saber que nunca vamos comemorar os 50 anos da dança do créu. Afinal de contas, alguém ainda sabe cantar a "dança da garrafa" que consagrou Carla Perez e companhia, dança que as crianças de quinze anos atrás (como minha sobrinha Larissa e minha priminha Samara) dançavam e cantavam freneticamente sem párar? Não. Porque isso não é cultura, é lixo. Mas mesmo quem não gosta de bossa nova já assobiou garota de ipanema, ou já usou o soneto da separação pra ganhar uma garota, ou sabe terminar o verso "é pau, é pedra..." Bossa Nova é música brasileira, e boa. É por isso que ainda hoje se é posível ouvi-la, sem nem tanto no Brasil, ainda muito em Nagoya.
E por falar em Nagoya, fim de semana passado fui a Nagoya. Na sexta fui ao apartamento de Wasena, do Sri Lanka, e que morava lá no Kaikan. Ela fez uma festinha pra mostrar o apartamento dela. Estavam lá Shruti, Renat, a esposa japonesa do Renat, sim, esposa, ele casou mês passado, Krys, Monika, Bharti, Ellen e eu. foi muito bom, tão bom que conversando perdemos noção do tempo, e tivemos de sair correndo, literalmente correndo, para poder alcançar o último metrô. A Ellen levou uma máquina e turou fotos, assim que ela me mandar as fotos eu coloco aqui. Ou não. É legal voltar a Nagoya e saber que em apenas seis meses lá fiz tantos e tão bons amigos. Quer dizer , fiz não né, já que o tema é bossa nova deixe-me lembrar Vinícius, que dizia que amigo não se faz, se reconhece. Pois bem, fico feliz de ter "reconhecido"tantos e tão bons amigos. De quando em quando bate até saudades. Mas como dizia a música que deu o ponta pé da bossa nova, chega de saudade. Bem, vou terminando por aqui hoje. Demorei em postar porque sabem como é, ando ocupado. Beijos a todos, e pra terminar, lá vai Tom Jobim, que quando morava nos Estados Unidos dizia que os Estados Unidos é bom, mas é uma merda, já o Brasil é uma merda, mas é muito bom... tem frase melhor pra definir o sentimento de um brasileiro expatriado? Não tem!

Ah, beijos de aniversário pra Mamãe e para meu irmão Paulinho. Foi ontem, mas o registro aqui está.

Deya: Aqui tão falando também. Ainda mais agora que o filho o Naruhito passou por aí...

rafael- Sim, são claras assim...


taynara- Não levei nada, sabe como eu sou, eu me confundi com as datas, a festa é só em duas semanas, e eu vou tocar (e cantar) "querida" de Tom Jobim...

9 comentários:

Thaís Batalha . disse...

Á meu Deus! Decidi, eles gostam mesmo de bossa? Já sei. Decidi, vou para o Japão cantar e tocar bossa. Dá pra ficar rica? ;D
Pois é, 50 anos da bossa em agosto, maravilha eim?!
A propósito... você realmente gosta? Enão não faça isso, não cante nem toque TOM JOBIM, ele se remexerá mil vezes no caixão! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Hoje tem festinha junina do Sênior, e olha... PROMETE! hauhauahauah (tomara!)
Saudades!

Thaís Batalha . disse...

Sabe? Cultura é um tópico a ser discutido por muito tempo. Aqui no Brasil é lastimável o fato de simplismente não terem pessoas afim de conhecer o país a fundo, nem que seja por instantes, mas conhecer sabe?! é tão triste conversar com pessoas de minha idade que simplismente não gostam de TENTAR conhecer a cultura brasileira, o norte do país, o sul, cara... O Brasil tem coisa muito boa! Eu morreria de saudades do meu país se tivesse que ficar fora, porque o país é uma merda...
MAS É MUITO BOM!

Thaís Batalha . disse...

Ok, você quer ouvir bossa nova no McDonald´s em plena madrugada? (Sim o Mc funciona até 4h da madruga! Uhul... Nada mais de "dog" depois da balada)
Pois é, você realmente quer ouvir bossa no Mc de madrugada? Vá ao Japão! ;D

Thaís Batalha . disse...

Como se não bastasse a dança do créu, agora temos de volta às paradas de sucesso: A DANÇA DA BUNDINHA! É uma merda!

Thaís Batalha . disse...

Não devemos esquecer que não temos só a bossa cultura boa, temos o forró (forró pé-de-serra), a catira, o samba (samba mesmo, de raiz), entre tantas coisas! Sem contar a cultura não só musical, mas no geral! A cultura brasileira é a coisa mais rica que tem, uma coisa ampla, divergente, abrangente. Nossa, quanta coisa boa nesse Brasil!
Obrigada Deus, por eu ter nascido aqui!

Thaís Batalha . disse...

Cara, o poetinha vagabundo é a coisa mais linda neé?! *-*
Lembrei-me de um fato que me ocorreu ontem. Enquanto estava tendo um revisão de física, surgiu a pergunta:
- QUEM FOI TOM JOBIM?
Eu, sinceramente achava que estavam brincando com minha cara, mas não. Não estavam. Aí um certo aluno respondeu:
-Á! Ele tocava rock!
Oõ...
Tá tão malhando comigo, só pode!
Para meu alívio, ele estava brincando, mas aí o Conforto falou?
-Se alguém souber em qual instrumento Tom Jobim era formado eu te passo direto.
Mas eu não podia participar.. Não sei porque!
Cara, ninguém que estava na sala soube responder! Meu coração doeu muito velho! Mas tá, faz parte!
A gente supera neé?!

Thaís Batalha . disse...

Bom, tentei repor o tempo que não eu não consegui vim aqui!
Beijo David,
Saudades!

Dinofours disse...

vai esuda thaís! to zuando
ahsuiahsiuah
então
eh...
ow botei feh no q vc falo em bossa nova, eu me amarro!
=D
o Renta não perdeu tempo em, eu não me caso com no mínimo dois anos de namoro
kkkk
flws.

Dinofours disse...

aprendi a bota foto nos posts
ahsuiahisuahuishaiuh