quarta-feira, 18 de junho de 2008

Há cem anos atrás, era possível sonhar com o Brasil...






Boas. O clima começou a esquentar aqui no Japão... Daqui a pouco chega o verão e com ele, 3 meses de férias... O intinerário já está quase pronto. entre outras coisas vou escalar o monte fuji em julho, estarei em Hiroshima no dia 06 de Agosto, aniversário da bomba, e em Tóquio em Setembro. Mas aqui na minha velha e pacata Otsu, ainda é tempo de estudo, e amanhã eu tenho prova e apresentação oral. Depois, as 17:30, tem um a festinha onde sou obrigado a apresentar alguma coisa típica do Brasil. Pensei em levar um político corrupto, ou talvez uma"autoridade" dessas que entregam morador pra traficante. Não, quem sabe um menino de rua!Que coisa mais típica do Brasil do que isso? Mas foi difícil de achar esses produtos por aqui. E pensar que cem anos atrás, exatos cem anos, um grupo de japoneses deixavam sua terra porque acreditavam que o Brasil era um lugar melhor pra se viver. E era. Cem anos depois, e cá estamos nós. É claro que o Brasil ainda é um ótimo luga pra se viver, só que hoje ninguém mais sonha com o Brasil. Essa coisa toda de comemoração do centenário da imigração japonesa nos dá mais esse tapa na cara, de repente percebemos que ao invés do país do futuro, fomos o país do passado... Hoje são os brasileiros que sonham em sair. Não é por acaso que somos barrados em todos os aeroportos do mundo. Uma pena né? Mas é isso aí, vamos comemorar o centenário, vamos lembrar de um tempo onde o Brasil era uma terra onde era possível sonhar.
Bem, essa foto ai em cima eu tirei em uma noite de insônia. É, noite mesmo, isso é a janela do meu quarto as 04:30 da madrugada. Não é por acaso que chamam esse lugar de o país do sol nascente...

3 comentários:

*Deya* disse...

OI David...
Estava pensando exatamente sobre o centenário da imigração japonesa.. porque por aqui está bem comentado, fazendo bastante questão de ser lembrado, aí fiquei me perguntando: aí eles estão falando sobre isso também?
Saudades.. beijos

Dinofours disse...

ow realmente as noites são assim?
não tem nenhum momento que fica muito escuro? que nem aqui no Brasil?

t. disse...

Que vista linda.. tão calminha e bucólica..*-*

mas afinal.. o que vc levou como algo que representava o Brasil?