quinta-feira, 24 de abril de 2008

China III e enfim O tibet




































































Depois de uma viagem de navio maravilhosa, com um dos cenarios mais bonitos que eu jah vi na minha vida atraves do que eles chamam de Three Gorges, chegamos em um lugarzinho onde pegamos um outro onibus, dessa vez para Chengdu. Chengdu era o ponto que queriamos chegar, dali teriamos de esperar para conseguir a permissao de entrada em Lhasa, capital do Tibet. Bem, Chengdu eh tambem famosa pela sua comida (mas se voce nao come piementa, Im sorry, trata-se simplesmente do lugar onde a pimenta nasceu, se voce acha que comida mexicana eh apiemntada voce eh uma crianca e nao pode comer em Chengdu!) e tambem famosa pelo Cha, cha verde, mas de todas as especies, alem de um deliciosissimocha de crisantemo com sementes de piementa vermelha que eu recomendo. O que eh ruim de Chengdu eh que se trata de uma cidade mais `na moda` entao lah voce encontra os hostels, lugares transados, cheios de mochileiros europeus com seus lonelyplanets a mao, mas que para mim, um simples viajante latino americano, sao lugares frequinhos de mais da conta, eu acho que eh possivel gastar menos ainda ficando em hoteis chineses peh de chinelo, mas meus companheiros poloneses se sentiram mais seguros no hostel, e nos ficamos em dois desses, um quando estavamos indo para o Tibet e um outro, quando estavamos voltando. Bem, chegando em Chengdu compramos as passagens apra Lhasa, e teriamos de aguardar uns quatro dias para que as autoridades chinesas expedissem a autorizacao de entrada. Enquanto isso tinhamos duas opcoes, ficar em Chengdu, ou explorar as redondezas. Uma das opcoes de exploracao das redondezas era ir para uma antiga parte, que anteriomente era Tibet, mas que o governo anexou com outro nome. A vantagem eh que para ir lah, ateh aquele momento, nao havia necessidade de autorizacao. Outra opcao era ver o centro de procriacao dos pandas. O janec ficou animadissimo para ver o centro de procriacao dos pandas, eu olhei pra Monika e perguntei `e ai, tah afim de ir ver o motel de pandas?` eu jah sabia a resposta, e , assim como eu, a Monika preferia ir ver o antigo Tibet, entao nos nos separamos por tres dias, eu e a Monika pegamos um onibus e viajamos mais onze horas ateh o antigo Tibet, e o Janec ficou para ver o motel de pandas.
AS fotos que voces estao vendo ai em cima sao exatamente dessa viagem As duas ultimas, onde eu estou andando de bicicleta e com a estatua de Mao, sao em Chengdu. Alias quando for a Chengdu alugue uma bicicleta, eh barato e eh o melhor meio de se locomover. Se nao quiser, tudo bem, o onibus custa algo em torno de 10 centavos de real, voce coloca o dinheiro numa caixinha perto do motorista , e quando o onibus tah lotado o motorista deixa o povo entrar pela porta de tras e, mesmo assim, o povo passa o dinheiro de mao em mao pra colocar na caixinha lah na frente. Outra coisa impressionante eh que a maioria esmagadora dos motoristas eh mulher. Alias eh impressionante ver como as mulheres tem um papel destacado na sociedade chinesa, principalmente se comparado com o Japao. Bem as duas fotos seguintes sao da estrada, e jah eh possivel notar como a paisagem muda drasticamente. depois voces podem ver as fotos de um parque que visitamos nesse lugar, um chapeu tibetano que eu comprei e que a Monika tah usando e uma porta!

5 comentários:

FLÁVIO NOGUEIRA disse...

poxa, que massa, gostei mesmo, ei pelas fotos do seu apartamento, acho q ele é maior do q o meu, kakakak, ei! e essa moça de chapéu? hehehehe, passando só pra dizer q te amo, eita ficou meio boiola né, pronto, mandar só um abraço e fica com Deus.

Sarah Nogueira disse...

David, tô impressionada o tanto que esses lugares são lindos!! E agora vc tem um banheiro só pra vc, né?! Vai sentir saudade do chinesinho do alojamento? hehehe
Saudades,
Sarah

ernane disse...

Neguim, ótimas fotos, realmente é de dar inveja. Naquele portal aparecem 5 símbolos dos oitos presentes que buda recebeu ao se iluminar. Tipo, cada um dá um super-poder prá ele. acho que os japas se inspiraram nisto para criarem aqueles jogos de cartas que a criançada adora e tbm as tartarugas ninjas (mas isto só existe no budismo tibetano, não no japas). Ah corta logo a onda dos Flavinho e explica que a Monika está apaixonada por outro...sem chances pra ele. kissess

Unknown disse...

Fotos maravilhosas!!! uma fonte me disse que vc ta apaixonado,e parece que a moça è da terra de LEK Valessa! a mesma fonte disse que vc irà morar na Europa!!caramba quanta fofoca um abraço bem grande e um beijao.

MILDRED disse...

estou encantada com as paisagens dos lagos e rios prova q as pessoas dai sao muito mais educadas do q aqui pois tenho certeza q temos lugares mais bonito no nosso pais mais infelismente estao todos poluidos um exemplo e o nosso rio q tomei banho quando crianca hoje e um esgoto quanto morar na europa nem pensar o brasil e melhor beijos mille