terça-feira, 22 de abril de 2008

Viagem a China II







Nao vou dizer que dormi o melhor sonho da minha vida naquele trem que ia de Shanghai para uma cidade que eu mal conseguia me lembrar o nome. Bem, ainda nao consigo me lembrar o nome. O importante eh que nessa cidade estava a nossa primeira verdadeira parada, a montanha amarela. Foi lah nessa montanha, fiquei sabendo depois, que filmaram o dragao o tigre e nao sei o que mais lah. Bem, o trem chegou e nos precisavam0s ainda pegar um onibus ateh a cidade propriamente dita. Ai eu jah me senti mesmo no Brasil. O trem parou correu aquele monte de gente tentando oferecer um onibus pra gente e vender de tudo, de mapa a roupas. Bom, modestia aprte, como sou brasileiro, sei como lidar com esse tipo de coisa, vou andando e falando em portugues qualquer coisa tipo `adianta nao tia, sopu brasileiro, to quebrado` ou ` Nao meu filho quero comprar nada nao, e voce eh muito feio, trata de melhorar`. Mas confesso que os chineses me surpreenderam, porque enquanto aqui no Japao ( principalmente em Otsu onde moro agora) eh dificil achar um japa que fale ingles, e quando falam geralmente falam mal, os vendedores chineses todos sao poliglotas, e falam o que precisa falar pra vender o produto deles em qualquer lingua... Bom, quando olhei pra tras, o retardado do Jan jah tinha comprado dois mapas e um cartao postal, e eu pensei comigo ` Houston, we have a problem...`



Tava claro que eu nao ia poder deixar esse polones negociar nada, porque senao a gente ia dancar mesmo. Entao eu falei pra ele e pra Monika que eu arranjava o Onibus. Alguem tinha me dito que na China, o quanto de oferecerem oferece de volta dez por cento do valor. Eu achei que fosse uma hiperbole, um exagero, uma figura de linguagem, mas a pratica me mostrou que era a mais absoluta verdade. A mulher pediu 50 yuans pela passagem de Onibus. Eu falei, pago quinze pelos tres. Ela gritou, riu na minah cara, disse que nao, eu fui andando, dei tres passos, pensei comigo ` acho que exagerei,` mas no quinto passo ouvi ela gritando `Ok, Ok, Ok` e correndo atras de mim... Hum, talvez oferecer dez por cento seja ainda muito na China....



Chegando na cidade em que a montanha amarela fica, conhecemos a onipresente figura de Mr Woo. Tai um chines que eu achei que soh existia em filme, em livro, coisas do genero. Mal descemos do onibus e ele veio e ofereceu um hotel. Falamos que nao, beleza, mas ele veio seguindo a gente ateh o hotel, e falou que tem um restaurante, e que eh recomendado pelo lonely planet, e o Jan carregava um lonely planet e Mr woo abriu o lonely planet e pah, lah estava realmente o chinesinho Mr woo. Bom, no hotel pedimos um quarto triplo, o que ia baratear nossa estadia. O preco do quarto triplo era algo em torno de trezentos e poucos reais, ou seja, cento e pouco pra cada um. Usamos a lei dos dez por cento e pimba, lah estavamos nos em um quarto triplo com aquecedor, banheiro privativo, televisao por pouco mais de dez reais pra cada um. Depois que tomamos banho e guardamos as malas, alguem bateu na nossa porta.... Mr Woo!! `qurem ir ao meu restaurante agora? eu levo voces, eu to de carro` ` Nao Mr. Woo, depois, depois a gente vai, agora a gente vai descansar um pouco!`



Na verdade o plano nao era descansar, era sair pra ver um pouco da cidade e comer alguma coisa, mas Mr Woo estava sendo tao chato que nao queriamos almocar lah. Bom, quando saimos do hotel, vi que nao adiantava mentir para Mr. Woo, porque ele estavas dentro do seu carro, parado do outro lado da rua, esperando por nos. Mas ai eu jah tava mesmo com raiva do Mr Woo, e falei pra ele que a gente ia andar um pouco, nao ia comer!!



Bem, comemos e voltamos para o Hotel. No outro dia, logo bem cedo, fomos ateh a montanha, e passamos o dia todo lah. Voces jah viram as fotos aqui, mas depois eu vo colocar outras nesse espaco, porque agora jah tah grande demsi este post!






Respostas






Paulo. Eh verdade, na UNb o pessoal pode acessar a internet de todo lugar. E eu acho que o pessoal paroveita mesmo isso, e todo mundo deve passar o dia todo na internet, isso talvez explique a baixa producao academica desta universidade, princiaplmente se comparada por exemplo, com a universidade onde me formei!! Beijosmaninho!






Rafael, calma, os soaldados de pedra eh soh mais pra frente!






Gisa; escreve o endereco direito oh!!!!

2 comentários:

Sarah Nogueira disse...

Esses chineses originais são mais picaretas do que a filial deles na feira do paraguai....
Manda os gringos que foram com vc te pagarem jantar por uma semana com o dinheiro que eles deixaram de entregar para os chinesinhos...hehehehe
Beijos

Saulo. disse...

Alguma coisa boa tinha que ter a sua experiencia na Rodoviária do Plano! Anos e anos pegando ônibus finalmente serviram pra algo.... hehehe
Abraço.