quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Cenas de Tóquio
























































Boas. Cheguei de Tóquio. Estou morto. Vida de turista é mesmo dura, andando de um lado para otro nesse outono ainda verão japonês. Diz a lenda que em Tóquio moram 10 milhões de pessoas, nos subúrbios de Tóquio mais 25 milhões de pessoas, e que Tóquio teria uma população flutuante de 35 milhões de seres humanos. Bem, eu me preparei então para ver uma cidade 3 vezes mais caótica do que são paulo, mas não vi. O que eu vi foi isso aí, prédios altos , muitos prédios, mas parques, muitos parques. Podem me chamar de louco, mas não vi um engarrafamento sequer. O trânsito de Brasília é 10 vezes pior do que de Tóquio. Claro que o sistema de metrô da cidade é uma outra cidade subterrânea, mas enfim, os urbanistas por aqui pensaram nisso. Aliás essa é minha principal relutância em chamar Oscar Niemeyer e Lúcio Costa de gênios. Fizeram uma cidade bonita que eu amo, mas também fizeram uma cagada fenomenal. Construíram uma cidade pra carros, não conseguiram pensar além de seu tempo, e gênio é quem pensa para além de seu tempo. Bom para Roriz e Arruda, que podem ficar ricos agora as custas do metrô que Brasília não tem. ( ou alguém ainda ousa chamar isso aí de metrô?)

Um comentário:

Koběluš disse...

Sensei,
então Tóquio não é o que vemos na tv??
Muito legais esses jardins com os bonsais gigantes

Vc se arriscou a conhecer os metrôs??
pode crer cara, o metrô daqui não é metrô! Sempre considerei um trem
Nos meus anos de surf ferroviário no Rio aprendi que metrô fica em baixo da terra
Fazer o que? Algum dia as linhas chegam na Asa Norte

abraço David san!