sábado, 13 de setembro de 2008

O mundinho que tá ficando besta
















Boas. Aqui estou, ainda me recuperando da viagem a Tóquio. O problema é que não se dorme nessas viagens de ônibus pelo Japão. Bom, logo de cara por aqui não há "rodoviárias." As estações são de trem somente, os ônibus saem do meio da rua, em lugares previamente acertados entre você e a agência de viagens onde você compra a passagem. O ônibus saiu a meia noite e parava a cada duas horas de viagem. Um saco. foi assim até as seis da manhã, quando o ônibus finalmente chegou. É claro que eu poderia ter pego o trem bala, mas teria pago 3 vezes mais, então...
Essas fotos aí ainda são de Tóquio. Como se pode ver, é um cemitério, cemitério de samurais. Antigo. Interessante. Mas é engraçado perceber como uma cidade como Tóquio, ou um país como o Japão, abre várias possibilidades para o turista. Explico. Encontrei um brasileiro nissei carioca quando escalava o Fuji. Ele inventou de me dar umas "dicas" do que conhecer no Japão e em Tóquio. Eu não consegui aproveitar nenhuma das dicas dele, que iam de estúdios da MGM em Osaka, que fica há uns 40 minutos daqui, até a Disney Tóquio. Não fui. Não vou. Isso aqui é o outro lado do mundo, e eu quero ver o que há de mais japonês no Japão, não o que há de mais americano. Mas é escolha de cada um né? Se eu desse a dica pra ele, "ei cara, vai no cemitério de samurais em Tóquio, você vai se amarrar" acho que ele ia achar que eu sou louco, ou pior, necrófilo, sei lá.
Em Tóquio fui também no museu da guerra. Muuuuito interessante. entre outras coisas vi um submarino pra kamikase, que eu não sabia que existia. Mas o mais interessante mesmo é ver como a história pode cada ser contada de vários ângulos. Indo ao museu eles quase que te convence, que o Japão foi "obrigado" a atacar Pearl Harbor, e um marciano sai do museu com a dúvida, Mas quem ganhou a guerra mesmo? Eu que estive na China no começo do ano, na cidade de Nanking, vi a versão dos chineses para o massacre de Nanking, que os japoneses chamaram aqui de "incidente" de Nanking. Heheheh, duas histórias bem diferentes.
Bom, desculpem se o post tá cultural demais. É que eu andei acessando uns sites brasileiros hoje que me deixaram maluco. Site que fala das "celebridades" brasileiras. É tanta futilidade, é tanta babaquice, é tanta imbecilidade que dá vontade de cavar um buraco e enfiar a cara. Ou então de falar de um museu de guerra do Japão, de um cemitério de samurais que não são o casamento da Sandy mas só se pode ver aqui. Babaquice, como o Luciano Huck chegando atrasado para o casamento da Sandy, pode-se ver facilmente hoje em dia de qualquer lugar do mundo, é só ligar o computador. E assim caminha a humanidade, cada dia um pouco mais estúpida. Parece que esse mundinho tá ficando cada vez mais besta. Mas não tá não. Tem muuita coisa interessante por aí. "no quarto escuro, a única visível coisa, o próprio ato de ver" Então vejamos!

Kobelus:

E aí bicho. Pô, não é que Tóquio é completamente diferente do que se vê na Tv, mas é bem mais organizada e calma do que parece. E carro japonês também não faz barulho, o que deixa a cidade quieta, bem quieta. Acho que outra coisa que ajuda é que não tem tanto ônibus, já que o povo anda mesmo é de metrô, e os ônibus que tem não soltam aquela fumaça preta com aquele barulho de turbina de avião. é tudo calmo...

2 comentários:

t. disse...

Olhe pelo lado positivo: pelo menos ainda há pessoas que se revoltam com isso e se dispõem a tentar mudar a situação por meio de informações mais interessantes e relevantes, e existem também aqueles que estão dispostos a ler e ouvir sobre isso.

Koběluš disse...

hahaha,
pois é sensei as notícias aqui continuam as mesmas e os finais de semana continuam com os imperadores do auditório: Faustão, Gugu e Raul Gil.
mas olha pelo lado bom, pelo menos vc não tá sabendo da notícia de que a polícia brasileira foi acusada pela ONU pela maioria dos homicídios do país,
ou que todos os times do Rio perderam nesse fim de semana,
ou do quebra-pau que tá rolando na Bolívia e que os países da América do Sul tão querendo interferir.
De cultura mesmo só o show do Roberto Carlos e do Caetano Veloso cantando Tom Jobim, mês passado...maravilha
Bonito esse cemitério
abraço David san