terça-feira, 23 de setembro de 2008

Outono

















Boas. Escrevo de Nagoya, onde vim acompanhar um festival de cinema. Sabe como é, cinema no Japão é caro, então tem de aproveitar as oportunidades. Mas esse festival de cinema é um pouco diferente, organizado pela Onu, tem omo temática filmes sobre refugiados de guerra. excelentes filmes. Pra quem quiser fazer o download, recomendo war dance e heart of fire. Pra quem tiver achando a vida ruim também recomendo ver os filmes.
Mas quando eu saí da sala onde o festival acontecia ontem, eu fiquei surpreso com o que vi. Eram cinco da tarde e as ruas de nagoya estavam cheias. Pela primeira vez eu vi prédios ostentando a bandeira japonesa ( não sei bem o porquê, mas eles não são muito de ostentar a bandeira japonesa não) e vi até os ônibus circulando com pequenas bandeiras do Japão. Achei estranho e deduzi que deveria ser algum feriado nacional, algum dia de comemoração de data histórica, batalha vencida, essas coisas assim. Quando cheguei em casa verifiquei o meu calendário e fiquei surpreso ao constatar que era sim feriado, mas não se tratava de nenhum evento histórico, nenhuma batalha vencida de nenhum herói martirizado. Era siplesmente o outono.
Para nós brasileiros, que não temos o prazer de ver as 4 estações, o outono é uma estação de papel. A gente sabe que tem, mas só no papel. Aqui ele se faz sentir. Aquele calor insuportável que nos acompanhou por quase 3 meses vai embora, e uma brisa já meio fria meio forte deixa as coisas mais agradáveis, as árvores vão se transformando. Mas o que me deixou intrigado mesmo foi essa devoção dos japoneses pela chegada de uma nova estação. Porque comeorar uma nova estação como um dia nacioanal?
O Japão tem uma história milenar, mas também polêmica. Algumas de suas vitórias do passado aocnteceram ao custo de humilhação e morte de milhares de koreanos e chineses. Sua última empreitada militar terminou em uma vexaminosa derrota para os americanos... Então acho que resolveram que melhor era não comemorar essas coisas assim, e sim coisas mais importantes e bonitas. Além disso os japoneses têm uma especial veneração pelo ato de contemplar, de ver as coisas mudando na natureza. É por isso que tem tanto jardim aqui. Acho que nós ocidentais gostamos de mudar a natureza, e lá vai construindo prédio, represa, asfalto, eles aqui gostam mais mesmo é de ver a natureza mudar, primavera verão, inverno, outono.

Samara: Beijos e beijos, saudades graaaaaaandes que só...

Sarah: Vi você na foto. De costas, mas eu vi. Beijos, saudades,

3 comentários:

Koběluš disse...

E aí sensei,é, os países que tem 4 estações de verdade geralmente fazem isso. Os americanos tem aquela doidera do dia da marmota, na Europa a galera faz comemorações pra coleta de cereais.
Me lembrei de você esses dias. Comecei a ler A Revolução dos Bichos, isso porque eu passo pelo menos 3 horas por semana na livraria e agora eles pegaram o Crime e Castigo que e tava lendo e colocaram só livros embalados. COmo eu não ia ficar tirando do plástico o livro, comecei a ler A Revolução dos Bichos que eu já estava a um tempo enrolando pra ler.
Fotos bonitas. Ainda são de Kyoto??
abraço David san

Unknown disse...

sabe, às vezes é bom parar um pouco essa vida doida e refletir um pouco sobre o que é importante ...é quando percebemos que precisamos de coisas muito simples para sermos felizes e que na verdade precisamos dispensar muitas outras inutilidades que nos impedem de sentir os maiores prazeres da vida...o matheus e a Júlia têm sido sábios em me ensinar essas coisas mais lindas.

t. disse...

Ai, David.. Toda vez q eu leio um post seu eu tenho a sensação de que a vida é bem mais leve por ai. Melho pro espírito... incentivando a reflexão. será por isso que todo japonês retratado em filme é sábio?