quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Eles são americanos
















Boas. As fotos que você vê nesse post são de Okinawa - único lugar do Japão onde houve batalhas terrestres da Segunda Guerra. É o bunker do alto comando da marinha japonesa. As marcas na parede não são tiros americanos, são estilhaços de granada detonadas pelos soldados japoneses que se suicidaram quando o bunker caiu. Mais de 300 se mataram nesse bunker. Hoje mais de 60 anos depois da invasão americana, Okinawa é lar de mais de 8.000 mariners americanos.
Os americanos chegaram aqui bem antes. Em 1853 o Comandante Perry, com sua famosa "esquadra negra" chegou ao Japão e, com o poder de seus navios, obrigou o Japão, um país até então fechado, a fazer comércio com os Estados Unidos. Depois disso, já no século XX, invadiram Okinawa, jogaram duas bombas atômicas e governaram diretamente o Japão entre agosto de 1945 e abril de 1952. O general americano MacArthur era o Supremo Comandante do Japão. Qual é o resultado de tanta violência americana? Veneração. Os japoneses veneram os americanos.
O porquê disso, eu não sei, tenho algumas hopóteses, mas são só hipóteses. Mas acho meio patético ver tanta influência americana, de bandeiras a Brad Pitt vendendo celular. Por outro lado, os brasileiros não são muito bem vistos por aqui não. Mais de uma vez, enquanto conversava com a Monika na rua, fomos abordados por japoneses querendo saber se éramos americanos - talvez o fato de um preto e uma loira juntos falando em inglês os tenha levado a pensar assim. A pergunta vem com um sorriso, uma amabiliadade e uma cordialidade impressionantes, quando da resposta, bem, quando a Monika diz Polônia há uma surpresa e uma vontade de saber mais, quando eu digo Brasil, digamos que apatia é o mínimo que acontece. Eu sei que muitos dos brasileiros que por aqui vivem, se portam de uma maneira não muito civilizada, mas não acho que isso seja motivo suficiente para essa discriminacão do brasileiro. Acho também que há muita auto-reflexão a ser feita por nossa parte, porque quando vemos o noticiário percebemos que os brasileiros não são mais muito bem-vindos em vários cantos do planeta. Tenho cá também minhas teorias, mas fica pra outra hora. Há no Brasil 1,5 milhões de nipo brasileiros, resultado da imigração que ocorria enquanto os americanos jogavam suas bombas. Mas hoje, a impressão que tenho, é que os idolatrados são mesmo os americanos. Por essas e outras o primeiro ministro japonês se apressou para ir beijar a mão de Obama San. Pelo menos vai ser engraçado vê-lo beijando a mão do mulato. Em tempo, Hillary andou por aqui e disse que os soldados de Okinawa vão ser transferidos para Guam. Parece que, pelo menos militarmente, depois de 64 anos depois a invasão americana chega ao fim. Okinawa vai sentir falta dos seus invasores. afinal, eles são americanos.


Respondendo:

Kobelus: Pelo menos ele tá sabendo que é carnaval né?

Sarah: Semana que vem as férias melhoram, vou pras Filipinas, lá sim tá fazendo mais de 30 graus!

Larissa: Beijos!

Nenhum comentário: