sábado, 14 de fevereiro de 2009

Em casa que falta pao...

Boas. Li spbre um bate-boca interessnte ai no Brasil- Lula e Paulo Renato. Aparentemente o Lula disse nao entender como o estado mais rico do Brasil tem 10% de analfabetos, e o Paulo Renato tomou as dores do grao-tucanato. Sujo e mal, bem mal lavado.
Eu nao sei o que os tucanos estao fazendo ou deixando de fazer em materia de educacao em Sao Paulo. Mas sei o que ja fizeram. Vejamos o exemplo do que fez o Sr. Paulo Renato quando era ministro da educacao com as escolas tecnicas. No Brasil existiam escola tecnicas que eram muito boas. Juntavam o ensino teorico - do giz e quadro - com o empirico - o pratico. As escolas tecnicas eram publicas, financiadas com verba federal, pensadas para atender as parcelas mais pobres. Mas as escolas, porque eram em tempo integral, com professores bem remunerados, eram boas demais, eh claro que a classe media quis tambem. Como a procura era grande, surgiram provas de acesso a essas escolas. Com as provas surgiram tambem os cursinhos preparatorios para essas provas, que eh claro os mais pobres nao conseguiam pagar. Logo a escola, que era para ser uma boa escola publica para os pobres, se tornou uma excelente escola publica para os ricos. Mr. Paulo Renato, vendo tudo isso pensou ` isso nao tah certo` e teve uma ideia brilhante - dissociar a parte pratica da teorica. AS escolas tecnicas a partir do governo Fernando Henrique passaram a ser mais tecnicas, porque segundo a logica do Paulo Renato os mais ricos nao iriam querer uma escola que nao preparasse para o vestibular. E deu certo. Os ricos nao quiseram mais as escolas tecnicas que ficaram para os pobres. Eh claro que era uma escola sem qualidade, mas isso nao interessa interessa? claro que nao, afinal sao pobres! Ou seja, trocando em miudos, tinha uma galinha que colocava ovos de ouro. Mas uns homens maus pegavam os ovos de ouro antes do dono da galinha... Ao inves de impedir que os homens maus pegassem o ovo, o seu ministro Paulo Renato resolveu matar a galinha! Genio, neh nao?
E o Lula... Eh muita cara de pau um presidente tentar usar o indice de analfabetismo de seu proprio pais, que por sinal eh uma vergonha, contra um adversario politico. ELE EH O PRESIDENTE! O governo federal deveria tentar equlizar a educacao no Brasil, que eh uma vergonha. DE acordo com o relatorio Oxfam, a regiao nordeste tem indices educacionais iguais aos PIORES paises africanos... Enquanto a regiao sudeste, onde esta Sao Paulo, tem indices iguais aos da Coreia do Sul, um dos gigantes da educacao atualmente..
Para finalizar, tanto tucanos quanto petistas ainda gostam de encher a boca para falar dos numeros da educacao no Brasil, dizendo que o pais esta alcancando a meta de ter todas as criancas na escola. O que os falastroes nao falam eh que o Brasil tem um dos maiores indices de desistencia escolar do MUNDO. Metade das criancas que comecam, nao terminam o ensino basico. Adianta isso? Nao. Os politicos falam isso? Tambem nao. A pergunta que fica eh, porque as criancas do BRasil desistem de estudar? Bem, vou deixar voces pensando, esse post jah ficou muito grande, amanha, ou depois eu tento responder a essa pergunta... POr enquanto fica o ditado, em pais que falta educacao, todo mundo briga e ninguem tem razao...Besos,

PS: Hoje tah sem nenhum acento porque to em um outro computador, e computador japones nao tem acento...

Um comentário:

Unknown disse...

É David... O cenário é triste e pior, até mesmo as escolas particulares não estão lá essas coisas não... Sabe o que eu acho também??? Os pais "terceirizam " totalmente a educação de seus filhos e não se preocupam em acompanhar, participar e principalmente se inteirar o que se passa na escola dos seus filhos... Conforme vc disse há uns posts atrás, é tudo um reflexo cultural do descaso que se dá à educação.
Beijos