terça-feira, 8 de julho de 2008

Dia de ensinar: português e futebol.


























Boas. Segunda feira eu estive em uma escola pública que tem é vinculada a Universidade de Shiga, Toda vez que alguém da universidade quer testar alguma metodologia ou alguma nova técnica, essas crianças são as cobaias. Eu e Vungh, do Vietnã, fomos convidados a participar de uma aula de inglês, onde os convidados falam um pouco de seus países e ensinam algumas frases básicas em seu idioma. Essa é uma das matérias eletivas que os alunos podem escolher, e tinha misturados alunos de 4a 5a e 6a séries. eu comecei falando do Brasil, levei uma apresentação de power point aquela frescura toda que a gente já sabe. Depois o Vungh faou um pouco sobre o Vietnã, ensinei oi, bom dia, boa noite e tchau, terminei a minha participação. No fim, qual não foi a minha seurpresa quando os alunos fizeram uma fila para pegar os nossos autógrafos!! Hehehe, me senti uma celebridade, minha primeira sessão de autógrafos no exterior!! Coloquei aí uma foto do Vungh assinando o caderno de uma das crianças. Se vocês ampliarem a foto podem ver que o guri já tinha pego meu autógrafo..hehehe.
Nas fotos também tem o estudante japonês que vai a uma aula comigo e que serviu de guia, apresentou a escola e o professor, é que ele faz estágio lá. Também coloquei aí a foto de duas alunas. A da esquerda pega o tre, o ônibus e ainda anda por 20 minutos até chegar em casa. Ao todo ela falou que é mais de uma hora. e como ela são milhares de alunos que fazem isso, todo dia, e sozinhos. Nunca vi no Japão aquele famoso engarrafamento de pais na porta do colégio. Isso não existe. Ninguém busca filho na escola. a partir dos sete anos eles já vão e voltam sozinhos. Bônus que só pode ser sociedade onde a violência é exceção, não regra.
Ontem também eu achei um grupo de japas que joga bola lá universidade. Bem, as sete horas apareci na quadra, com a minha humildade, sabendo que o futebol é uma caixinha de surpresas mas confiando no meu potencial. O resultado não poderia ser outro, um show de futebol de minha parte, com gols para todos os gostos e dribles estarrecedores. é bem verdade que correr como eles, de sete as nove, não é fácil, mas ainda bem que meu preparo físico não está tão ruim assim e eu pude mostrar quem é que manda no futebol. Fora isso é engraçado jogar com eles, porque eles aplaudem todas as jogadas, ninguém briga quando o outro erra e todo mundo fica se incentivando. Enfim, meio boiola, meio time do são paulo, mas tá valendo. O que eu não consegui entender mesmo foi o zerinho o um deles, que aqui se chama go o te, e que até agora eu tô sem entender quem ganha ou quem perde...Outro problema foi o colete que para mim se tornou um top, mas tudo bem... Ah, no final ainda fui assediado por duas japas que perguntaram onde eu moro, minha idade e se eu ia voltar na semana que vem! Claro que vou ué, hehehehe.

gols marcados 9
assistências:25
desarmes:28
passes errados: 1 - Pô, mas também japonês é tudo igual!



Beijos e até!


Thatá: Beijos, de férias né?

Larissa: As pizzas ficaram ótimas, e não se preocupem, nao farei mais exposição da sua imagem, essa semana!

Um comentário:

Unknown disse...

Tio, você é muito modesto hein, e pelo visto tá muiittoo bem aí, até autografando cadernos!!! beijossss