quarta-feira, 2 de julho de 2008

O homem que degustou o próprio avô....

Boas. O calor está aumentando aqui na terra dos samurais. (aliás, por uma infeliz coincidência do destino samurai em japonês é bushi). O calor não seria um problema para um brasileiro, se não fosse tão úmido. E aí, para quem foi nascido e criado no deserto do cerrado, para quem já tem pele de calango e que nunca teve nariz sangrando com umidade 5%, essa umidade de 130% é dose.
Fiquei feliz com a aceitação que o meu nome teve para presidente do mundo. Houve algumas resistências, é claro, mas em geral os leitores (3 de 4) aprovaram minhas palataformas de governo. Gostaria de registrar contudo algumas pressões que venho sofrendo para não falar verdades. Pessoas têm me ameaçado via skype, orkut, email, tentando assim restringir um bem supremo que é a liberdade de imprensa. Especialmente a minha sobrinha Larissa e a minha prima Samara fiacaram, digamos assim, bem sensíveis, porque eu falei aqui que elas dançavam, e muito, as músicas do tchan. Mas eu tenho certeza que os leitores, todos os 4, me apóiam, e entendem que as meninas foram vítimas de um modismo de época, como em outras épocas rapazes imitavam o moonwalk do Michael Jackson e garotas sonhavam ingressar no "balão Mágico"(eu mesmo, confesso, era apaixonado pela Simony). Por isso Larissa e Samara, não se preocupem, todos sabem que vocês dançavam a boquinha da garrafa, tentendo imitar a Carla Perez, porque eram crianças (talvez, 6, 7 anos) e não sabiam o que faziam, era uma época em que vocês provavelmente só tinham em comum com a Carla Perez o fato de achar que Escola esrcreve-se com "I".
E sabem que eu falei aqui, no meu último post, dos velhinhos do Japão, e enquanto isso, no Brasil, morria um velhinho que eu gostava muito, o "tio Beija" já com seus 94 anos... Eu gosto de conversar com os velhinhos porque eles sempre têm um caso pra contar. E eles podem mentir sem pudor, porque já são tão velhinhos... O tio Beija tinha muitos casos. e gostava de contá-los. Lembro-me de quando ele me disse que uns tempos atrás foram até Corrente uns "homens da capital, Teresina, gente da universidade". E eu perguntei, mas o que eles queriam tio Beija? "queriam que eu mostrasse o lugar onde foi enterrado meu avô.."( é que o avô de tio Beija tinha sodo gente importante.) E o que o senhor fez tio Beija? "Ah, levei eles lá, onde eu achava mais ou menos que era. Eles ficaram cavucando aquilo lá (escavando) mas o sol tava quente eu entrei no carro e fiquei esperando lá dentro. Depois de um tempão um veio e me deu um troço na mão, eu achei que fosse chocolate, sabe né meu filho, tava com um fome danada, peguei aquele chocolate e coloquei na boca, aí o moço gritou "faz isso não tio beija" e eu disse, ué, mas não pode comer o chocolate não? e ele respondeu, "mas isso num é chocolate não tio Beija, a gente acha que é o que sobrou do seu avô..."
Bem meus queridos leitores, tio beija era o único homem que eu conhecia que tinha provado um pedaço do próprio avô. Gente boa, último representante de uma geração de contadores de caso fenomenal, junto com meu avô e os velhos Sadoque e Iran fazem as minhas lebranças de infância de uma rua baiana, de uma tal cidade Corrente, que só existe agora aqui, na minha cabeça, e nas cabeças de quem conheceu esses velhinhos e essas épocas, enfim, de um tempo que infelizmente não volta mais. Devem estar os 4 agora lá no céu finalmente juntos, rindo, comendo bejú, e contando causos... Beijos a todos, até amanhã.


respondendo

Thay: Obrigado pelo apoio, parabéns pelo concurso! Quando for presidente do mundo vou nomeá-la ministra das escrivinhações. (ué, se o Lula fiz ministério das cidades porque eu não posso fazer o das escrivinhações né?)

Sarah: Muito bem lembrado, hino do flamengo nas escolas pública, podemos manter o 15 de novembro como data nacional, só que agora ao invés de comemorar um república que não deu certo comemoraremos a fundação do clube de regatas flamengo, e retrato de Zico em todas as repartições públicas!

Rafael: pô bixo, você foi o único que não me apoiou.. Se for eleito vou te perseguir!

2 comentários:

Dinofours disse...

que legal, o tio beija parece ser legal.
eu nao opoio sua campanha pq nao quero trabalhar até a morte

thelma disse...

Realmente dá uma saudade desses velhinhos, mas as historias ficam em nossas mentes e corações.
bjs, estou com saudades.