quinta-feira, 17 de julho de 2008

Um escândalo japonês






Boas. Algumas notícias do Japão. Agora tem um escândalo bem grande aqui. Na província de Oita um concurso para professores foi fraudado. Alguns candidatos compraram suas vagas por algo em torno de 20.000 dólares. Algumas coisas interessantes aí. Primeiro que no Brasil ninguém ia pagar 20.000 dólares pra ser professor. Professor de escola pública no Brasil precisaria juntar integralmente o salário de alguns anos pra coseguir isso, dependendo da região, talvez o salário da vida toda. A segunda coisa é que aqui também tem escândalo e corrupção. Aliás isso existe em todo lugar. A diferença é que aqui as pessaoas não perderam a vergonha ainda. Quando são pegos, dá pra ver na cara do sujeito que ele tá passando uma vergonha danada. Não raro a vergonha é tanta que o cara se mata. É que quando ele é pego numa dessas ele suja o nome da família toda. Aí o único jeito de limpar o nome da família e se matando. Pra ele não tem jeito, mas ele ainda pode limpar a barra dos familiares.No Brasil o cara assina mas diz que assinatura não é dele, é gravado em vídeo dizendo uma coisa mas diz que não disse. Ninguém tem mais vergonha de nada. Já era. Aqui o cara é humilhado mesmo. No Brasil, só se for pobre. Pobre pode por algema, andar de camburão, ter prisão filmada pelo Datena, ninguém fala nada. Rico não. Cacciola, um fugitivo da polícia, ganhou o direito no STJ de não colocar algemas e de não ter sua chegada filmada... Pra quê né? Afinal ninguém acha que ele vai fugir...
Outra notícia policial aqui no Japão é sobre um jovem que sequestrou um ônibus. No fnal ele foi preso e ninguém morreu. Mas o que chamou a minha atenção foi o fato de ele ter sequestrado o ônibus com um canivete. Fala sério né. No Brasil se o passageiro tirar um canivete pra sequestrar um ônibus o motorista tira um facão e corta a mão dele!
Bem, mas mudando de alhos pra
bugalhos aí em cima eu coloquei uma foto minha em uma paresentação aqui na universidade. No momento da foto esse cara que eu não sei quem é estava me apresentando. Era mais um daqueles momentos culturais que eu odeio. Aí eu ia tocar gaita. Toquei uma música bem velha, chamada tristeza do Jeca. Aí vocês podem ver a minha cara de quem vai aplicar mais um golpe do "vejam que belo exemplo de música popular brasileira..."
Ontem eu fui a Kyoto com meu professor e mais uns três alunos. Amanhã eu conto como foi, foi um matsuri, uma dessas festas tradicionais japonesas. Tem foto. Beijos,

David


Respondendo"

Deborah: Hum, nervosinha você hein. Cão que ladra não morde. Feliz 45 anos.

Luciane: Você e esse interior da Bahia... É verão, é inverno, não importa né, tá sempre aí!!


Lilovsky: Bem, beijos,

3 comentários:

Unknown disse...

que decepcao esperava uma chuva de pedidos dos seus alunos pedindo que colocasse as tais fotos na internet mas, ninguem se mostrou interessado. é david seu ibope ta baixo. bjos. E 40.

Anônimo disse...

Ô, David, é que toda a família da minha mãe mora aqui, inclusive minha vó, que acabou de fazer 89 anos, bons motivos, né?
Bjo

Unknown disse...

Tio, nem você nem minha mãe sabem a idade dela! Ela não fez 45 nem 42, mas sim 43 rs.... só ela pra não saber a idade!!! Beijoosss