quinta-feira, 24 de julho de 2008

Quando as portas não giram


Boas. Eu, como qualquer outro ser humano, tenho várias características. Uma delas é que sou um pouco preguçoso, e odeio bancos. Não gosto mesmo. E olha que eu já trabalhei por um ano no Banco do Brasil, como diriam os mais antigos, concursado e tudo. Tinha uma brilhante carreira pela frente mas desisti ainda no primeiro degrau, escriturário. Nunca me arrependi dessa decisão.
Mas bem, eis que o fato de ser preguiçoso e não gostar de bancos me levou a uma medida extrema: sacar o equivalente a 5 meses de aluguel e pagar 5 meses de uma vez, poupando-me assim o trabalho de ir cinco vezes ao banco. Ao invés de cinco fui uma, ou seja, saldo de quatro. Ontem eu saquei a grana e coloquei na minha carteira, e só hoje a noite que eu me dei conta de um fato inusitado, eu estou desaprendendo a ter medo, o que pode ser muito perigoso quando eu retornar ao Brasil. Eu fiquei andando por aí com mais ou menos 2.000 dólares na carteira e não tomei nenhuma precaução. Mas hoje eu precisava ir ao banco...
Bem, o primeiro problema era que porque eram cinco meses eu não podia fazer o pagamento no caixa eletrônico, tinha de ir ao balcão e explicar... Explicar que eu tinha estado no banco no dia anterior(Mas de passagem, de carona com o meu sempai, então não conta como ida ao banco saca?) e tinham me dado um papel pra preencher, e que agora eu estava voltando com o papel e queria pagar cinco meses de aluguel. Enquanto pedalava até o Shiga Guinco, ou Banco de Shiga, eu tentava me lembrar como se falava "dinheiro do aluguel" em japonês. Eu me lembrava de que havia uma palavra só para designar o dinheiro do aluguel, e que essa palavra se parecia com uma outra em português.... qual era mesmo... espirro... eh, alguma coisa com espirro... e fui pensando, pensando, até que a bendida palavra veio a cabeça, era yaxin.(que me lembra atchin, que me lembra espirro!)
Quando entrei no banco, o ar condicionado já me deixou alegre. Peguei a senha, esperei sentado uns dois minutos e me chamaram. Falando bem pausadamente, consegui explicar em japonês que queria pagar cinco meses de aluguel, que ali estava o papel preenchido, coisa e tal. A moça me pediu um documento, passaporte, carteira de motorista, eu entreguei o meu certificado de alien, o "alien registration". Ela sorriu, tirou uma cópia, e me explicou que como o banco já estava fechando, aquele dinheiro só estaria disponível para o locador amanhã de manha. Eu falei, "dai jobo"o que quer dizer "ah! sem problema, tá de boa".Ela se levantou, me deu o recibo, arriscou um inglês e disse "ok", se curvou e voltou para o japonês dizendo "obrigada". E quem estava dizendo obrigado era eu.
Quando saí do banco percebi que meu problema não era com bancos. Era com bancos brasileiros. Entrei com minha mochila, não havia portas giratórias, não havia guardas, não tive de abrir minha mochila ou tirar a minha roupa. Por uma razão que eu não conseguia explicar, aquele banco não me considerava um ladrão até que eu provasse o contrário! Me considerava um cidadão...Quando as portas não giram, se abrem, você se sente gente, cidadão, não um ladrão.
Saí pensando, "feliz do povo que não precisa de portas giratórias" Brasil, Ê vida de gado, povo marcado, povo feliz?

3 comentários:

Unknown disse...

É tio, quando você voltar pro Brasil vamos ter que te ensinar a ter medo de novo! Infelizmente!!! Por isso, aproveita tudo daí!!
Beijossss

t. disse...

poxa... que estranhas as coisas por aí..
surreal..
só cuidado pra n ficar mto fã, porque nós precisamos de vc por aqui!
;P
falando nisso.. quando pensa em dar o ar da graça?

Thaís Batalha . disse...

"Brasília…Uma prisão ao ar livre."
(Clarice Lispector)

é... Genghis Khan conquista a china? Porque o filme termina quando ele joga a flecha e grita: ATACAAAAAAR, e isso ele tá de frente pras murralhas. Ele conquista Jin?

Vem cá, você pretende voltar ao Brasil, certo?! Então, não perca a fé! Um dia seremos gente por aqui, não perca as esperanças homem!

P.S: Talvez você não esteja entrando frequentemente no orkut, o que por aqui virou agenda, então eu te perdou por não ter me desejado FELIZ ANIVERSÁRIO! ;D

Beijo