sábado, 26 de julho de 2008

O mar


Boas. Segunda feira foi feriado por aqui. Aliás o Japão tem muito mais feriados do que eu pensava. Mas eu sempre odiei esses feriados que caem em um final de semana ou quando você já está de férias. Feriado durante as férias é inútil, porque o feriado perde toda a razão de ser. Você pode argumentar que eu estou de férias mas outras milhares de pessoas no Japão não. É verdade. Mas eu estou preocupado com o meu feriado, não com o delas! Mas o motivo do feriado é interessante: Umi no Hi, ou traduzindo, dia do mar. Essa dada foi escolhida porque em 20 de Julho de 1876 o imperador Meiji regressou bem de Hokkaido, a ilha mais ao norte do Japão, aquela mesma em que o Lula esteve recentemente para o encontro dos poderosos do mundo.
A escolha da data aliás ilustra bem a reverência que os japas têm em relação ao mar e ao imperador. Aqui não se faz piada com nada relacionado ao imperador. Ele é sagrado. Eu sei disso mas não pude me conter em fazer um trocadilho infame na aula de japonês com o nome do príncipe. O príncipe que esteve no Brasil agora se chama Naruhito. Em japonês uma pessoa má é uaruihito. Bem, de brincadeirinha ao invés de Naruhito eu falei uaruihito, ninguém achou graça...
E o mar também é muito importante pra essa nação que é uma ilha... Eu nunca soube que se pode comer tanto tipo de algas marinhas por exemplo, todas sem gosto, diga-se de passagem. Eu nunca imaginei que se pudesse comer o peixe de tantas formas, seco, desidratado, fresco, semi-fresco, cru, cozido, frito, etc... Por isso coloquei essa ilustração do mar aí em cima. Essa figura é bem famosa aqui no Japão, pode ser vista em todos os cantos. Foi pintada por um sujeito chamado Kokusai, 54 anos antes do imperador Meiji voltar bem de sua viagem a Hokaido. O mas interessante é que essa ilustração não é sobre a onda, ou o mar, mas sobre o monte fuji, que se pode ver lá ao longe, e que por aqui também é sagrado, mas isso já é uma outra história...

PS: Ontem vi um dado interessante aqui. 32 pessoas morrem por ano no Japão vítimas de armas de fogo. Você quer saber quantas são no Brasil? Tem certeza? Bem, as estatísticas variam, algo entre 35 e 40 mil...


Respondendo:

Larissa: POde deixar que pra ter medo eu aprendo rápido!

Tay: Ar da graça em breve, Abril de 2009. Beijos!

Thatis: Hã? QUe filme é esse?? Bem, mas em relação a sua pergunta, conquistou sim, muralhas não eram o sufuciente para deter o Grande Gengis!!! Como assim, você não recebeu meu email????

5 comentários:

Thaís Batalha . disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaís Batalha . disse...

Gehnghis Khan é o nome do filme, nada previsível neé?! E advinha, ele é em japonÊs! Oh.. é porque geralmente esses filmes historico-hollydianos são.. HOLYDIANOS! E eu amei ver o filme em japonês. A, fico contente dele ter conquistado Jin. Procurarei saber mais sobre.
Recebi sim o seu e-mail cara de pau! rsrsrsrsrs

Em relação ao feriado nas férias. Poxa, tem gente que trabalha nas férias. Eu por exemplo, eu poderia muito bem ganhar uma graninha no nordeste nesse periodo e com direito a um dia de feriado! Cara, demais neé?! rsrsrsrsrs

Mas venhamos e convenhamos, o mar merece um dia de comtemplação.

Beijo

Dinofours disse...

eu jah enjoei de mar
ahushauishauih...
passei minha vida inteira morando em lugar com mar.
c tivesse um feriado soh pro mar eu me matava
hauishauishauishaiush.
q vacilo

Unknown disse...

O bom que o seu blog também é fonte de cultura né? Ampliei os meus conhecimentos:) Beijocas e boa semana pra você! Tô com saudadeeeeeeeee!!!!!

Unknown disse...

O que houve que vc nunca mais escreveu nada???
beijos