terça-feira, 15 de julho de 2008

Sobre idades e carne

Boas. Segunda feira, vindo de Nagoya, eu vi uma cena que emocionou. Pela primeira vez aqui no Japão eu realmente lamentei o fato de não ter minha máquina fotográfica comigo. O trem parou em uma estaçãozinha bem pequena, no meio do nada, e lá estava ela, linda, única, inabalável: a camisa do flamengo. No Brasil é normal ver milhares de camisas do mengão todas as segundas, isso porque o mengão sempre detona nas rodadas do fim de semana ( e nas do meio de semana também).Mas no Japão, em uma pequena estação do interior, confesso que não esperava...
Mas este fim de semana eu pensei muito sobre o tempo. Por várias razões. Pra começar tivemos aniversário duplo na minha família, meu tio e minha irmã. Meu tio, sempre que me escreve, me faz uma pergunta que eu não sei responder, tio, não sei, sabe como é? Minha irmã fez 45 anos no dia da queda da bastilha, e eu pensei que eu também devo tá velho pra já ter uma irmã de 45. Vejam que são 15 anos de diferença, mas mesmo assim... Bem, talvez não, afinal, forçando um pouco a amizade, minha irmã tem idade pra ser minha mãe!
Também tem a questão dos japas. É impossível saber quantos anos um Japa tem. A partir dos 18 até os 40 eles tem a mesma cara, de maneira que você não sabe precisar ao certo se a pessoa em questão tem 18 ou 40 anos. É incrível, mas é verdade. Depois dos 40 fica masi fácil, mas aí também quando chega nos 80 não se pode saber se a pessoa tem 80 ou 180, fica de novo nebuloso.
Eu, de minha parte, sinto que a idade já vem chegando. Apesar de todos aqui jurarem que eu tenho 25,ou menos, os sinais da idade já se podem fazer sentir. Vejam que ontem mesmo eu fui tentar dar mais um show de bola, mas, sem ter feito um pré-aquecimento adequado, no primeiro chute que dei com minha possante perna direita, senti uma fisgada no músculo da perna. Ainda tentei jogar por alguns minutos, foi o bastante para mal conseguir andar depois. Mas como tudo tem um lado positivo, quando fui a farmácia(desculpem, ainda não sei onde fica a crase neste computador) para comprar um gelol qualquer para passar na perna, tive de rapidamente consultar o dicionário para saber como dizer "músculo" em japonês. Aprendi que é kinniku. Comprei o gelol e voltei pensando pra casa. Ora, niku, em japonês, é carne. Kin, é ouro. Músculo então é a carne de ouro. Hum, no Brasil carne de ouro é filet, picanha, essas coisas. Dá pra sentir que japonês não entende nada de carne mesmo...

Respondendo:

Larissa: apelou? hum, não viu nada ainda...

Saulo: Mas que lua de mel longa essa hein... Pode tomar as medidas cabíveis e não cabíveis, eu apelo para o Gilmar Mendes, o defensor de todos nós mieráveis e despossuídos vítimas dos execessos policiais. Ele me arranja um habeas corpus na hora rapa!

Rafael: POis é, Parané ê...

Samara: Iludidos nada, isso é que é chance de realmente aprender sobre a verdadeira cultura brasileira, a arte do improviso...

Sarah : Pois é prima, mas como Romário minha carreira está marcada por várias fisgadas na panturrilha direita....

3 comentários:

Unknown disse...

nego vc t[a velho mesmo eu náo fiz 45 ,sou bem mais nova fiz 42. eu nao vi vc mencionar a idade do tio Deda.cuidado com os musculos do seu kicu massageie. bjos se continuar a expor minha familia publicarei a sua foto vestido ou melhor, nao vestido de indio na apresentacao na escola .fara o maior sucesso.seus alunos vao adorar.

Anônimo disse...

OI, David!!!!!
Estou no interior da Bahia, e como aqui não tem muito o que fazer, resolvi colocar minha leitura do seu blog em dia, o que, aliás, é muito divertido!!!!
É bom ficar um tempo sem ler, pq aí dá pra ler muita coisa de uma vez. Como vc diz que o povo gosta de ver fotos, eu devo ser a única louca que gosta dos textos, rsrsrs
Bjos
Luciane

Anônimo disse...

Ta bem?
Beijo.