segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

É melhor ser temido do que amado...

Boas. Tenho passado apuros nas aulas de japonês. Querem que eu fale detalhes da natureza no Brasil o tempo todo. Querem que eu diga quais as estações do ano (quando começam e quando terminam) quais são as flores, as frutas, os festivais de cada estação, e a única coisa que eu sei é que, segundo Tom Jobim, as Águas de Março fecham o verão... Maquiavel disse que é melhor ser temido do que amado. Em tese, de acordo com o velho Maqui, a gente pode até sacanear com quem a gente ama (e como) mas dificilmente o faremos com quem a gente teme...
Digo isso porque os japoneses têm um grande medo da natureza, é acho que este é um dos porquês deles a respeitarem tanto. em uma ilhazinha onde tufões, furacões, terremotos e afins são constantes, eles aprenderam que mexer com a natureza não é bom negócio. Já nos, que amamos tanta a natureza, que vivemos em um país por ela "abençoado" a sacaneamos o tempo todo.
Mas outro motivo da veneração dos japas pela natureza é a religião xintoísta, que encara a natureza como sagrada. Pedra, rio, montanha, tudo isso pode ser sagrado, então daí também vem um grande respeito as coisas naturais. Mas, sempre tem um mas...
Eu acho também que os japas são meio hipócritas. Eles protegem a natureza sim, mas a deles. Os navios pesqueiros japoneses caçam baleias e peixes pelo mndo afora, indiscriminadamente, sem ligar muito para épocas de procriação e aquela coisa toda. Os Japas são também os maiores compradores de madeira de lei da Indonésia e da Tailândia, fomentando o desmatamento nessas regiões. Como eu acho que o mandante tem tanta ou mais culpa do que o pistoleiro, acho que os japas não estão com essa bola toda quando o assunto é meio ambiente não. Acho que não tem medo dos efeitos da natureza em outros lugares. Quando se trata da natureza de outros países, eles só têm amor...

Kobelus: pô, vou tentar ver esse filme aí...

Thaís: quanto tempo! tô esperando os comentários hein!

Tay: Como? Ah, sabe como é, o Japão é bom mais é uma merda, já o Brasil é uma merda mais é bom!

Rafael: Eu também!

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Tio, passei só pra deixar um oi e dizer que estou acompanhando as postagens ok???
Beijocas

Koběluš disse...

cara, nao é nem um filme
era um especial de ano novo, algo assim. Foi um episódio do seriado...eu vi no youtube só os comentários de um cara lá, mostrando as cenas
sinistro, trabalha pro Greenpeace e come palmito
abraço

Anônimo disse...

Amor e medo são duas maneiras de se obter respeito. Não me lembro as outras três dentre as cinco maneiras possíveis, idéia defendinda por não sei qm...
Oh memória, a minha...

Eh... interessante o ponto de vista desse outro lado do mundo. Sem espaço pra reflexões mais profundas hj...

David, não sei se vc viu o comentário na postagem anterior, mas pergunto de novo. Por acaso vc c lembra de uma aula em que mostrou a origem em latim de alguns ditados populares??? Só me lembro do "Anus beborium nom dominus est". Se acaso vc se lembrar, poderia enviá-los pra mim?

E o outono?? Como anda o progresso do clima por ai?? Faz tempo que não há um lampejo de admiração pela estação nos seus textos...

Claudia Bittencourt disse...

Ótimas texto! Eu adoro essa frase do Maquiavel, dá prs tirar boas conclusões dela, né?

Saudade, buchechudo! xD