quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Os trapalhões e o analfabetismo


Boas. Hoje tava cansado e resolvi assitir um filminho. Escolhi uma das obras primas do cinema nacional: os trapalhões na Serra Pelada. A primeira cena do filme é nada mais nada menos do que Sivuca tocando sanfona em um inferninho, com uma stripper cheia de dinheiro colado ao corpo. Sensacional. Filme infantil que começa com uma cena dessas, só no tempo em que o politicamente incorreto não existia. Segunda cena, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias estão de frente para a Serra Pelada. Didi pergunta "cada as muié?" Dedé " A gente veio aqui foi pra catar ouro, não foi muié", Mussum "minha grana vou comprar todinha de Mé...." e Zacarias tampa os olhos - está com vergonha porque nunca viu uma serra pelada antes.
O filme é infantil, continua sendo engraçado - eu ri pacas - e ainda tem as mensagens contra exploração dos mais ricos, o domínio estrangeiro, aquela coisa toda. Hoje em dia os infantis são só aqueles desenhos chatos da Disney que gastam milhões de dólares para mostrar bichinhos engraçados em histórias tristes. Antes disso teve Xuxa e Angélica. Eu continuo preferindo os trpalhões... Trilha sonora: Sivuca e Paulinho Tapajós. Bons tempos...
Mas nem só de filmes vive o homem. Eu ando meio ocupado por cá. Ontem assisti a uma aula em Harvard, e hoje a outra, na London Economics School. É isso mesmo. Tudo isso daqui mesmo, do meu computador. As melhores universidades do mundo têm várias aulas disponíveis, em diferentes tópicos e áreas de conhecimento, para serem acessadas. Pode-se ver ou ouvir no computador, ou no Ipod ou coisa parecida. Hoje só não tem acesso ao conhecimento quem não quer. Ou, quem não pode... No Brasil mesmo, somos mais ou menos 180 milhões, com uns 43 milhões que têm acesso a tal da internet. Fora isso, para realmente se ter acesso a uma grande e boa gama de informações da rede, tem de saber inglês. Eu não sei, mas acho que isso em algum tempo já vai se tornar um novo índice de analfabetismo. Não tem acesso a web, não fala inglês, analfabeto. Mas primeiro a gente tem ainda de resolver o nosso outro analfabetismo. e outras coisinhas mais, né? Afinal, os filmes infantis mudaram muito, mas os problemas do Brasil...

Respondendo:

Rafael: Taberu é o infinitivo do verbo "comer"

Kobelus: É , mas o português é difícil sim...

2 comentários:

Koběluš disse...

hauahauahauahau,
cara!
eu me lembro desse filme! Bons tempos que a Sessão da Tarde era feita de Trapalhões e Curtindo a Vida a Doidado!
Esse nao eh aquele filme que eles tao no sertao procurando água nao né? Que o Didi escala o Cristo Redentor...
Sério cara? Pô, se eu nao fosse semi-analfabeto em inglês (mesmo sabendo que esse termo é errado), eu pegava umas aulas de Harvard também.
ah, outro dia meu professor lembrou de um episódio dos Trapalhões em que eles iam para 25 anos futuro, o Mussum e o Zacarias morreram e Didi e Dedé estavam brigados. O episódio foi passado exatamente à 25 anos e no fim os dois se reconciliavam e voltavam a trabalhar juntos, exatamente no ano de 2008.
Sinistro! Nao sei se vc sabe, mas o Dedé tah na Turma do Didi.
abraço sensei

Anônimo disse...

Mestre David!

O anonimo sou eu, Patricia Valero!!

Não me referia precisamente a história História, só à traquinagens...

=]

O q eu mais curto nas suas postagens eh que elas explicitam aquelas coisas q nos deixam com a constatnte angústia, a sensação de que alguma coisa errada não está certa, como diria um amigo meu, quando se analisa o Brasil e os brasileiros. Você capta e transmite o sutil q precisa ser mudado, a postura e mentalidade que eh causa e efeito ao mesmo tempo...

Devia ter lido mais seu blog pra fazer as provas da matéria de humanas que eu peguei esse semestre...

=]

Bj, Mestre!