terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A preguiça de Macunaíma
























Boas. Por vezes a gente que mora fora do Brasil acaba por ter notícias do país assim, digamos, por acaso. Como vocês sabem eu não tenho televisão por aqui, mas pela internet posso assistir a alguns canais. Um deles é a BBC de londres. Bem, sábado pela manhã estava eu sem ter muito o que fazer, e resolvi assistir a tal BBC. No intervalo do jornal, o anúncio de que o próximo programa seria um documentário sobre as crianças da Bahia, no Brasil.
O documentário começa falando de uma característica baiana que nós conhecemos bem: a preguiça. Mas nesse interior da Bahia onde o documentário foi rodado, a "preguiça" das crianças, e dos adultos também, tem uma explicação: verme. É, isso mesmo, uma equipe de São Paulo foi até o lugar, e fez exames com todas as crianças de uma escola, 88% das crianças entavam infestadas de vermes. Os médicos explicavam que essas crianças, que já não ingerem lá muitos micronutrientes, ainda têm de "dividir" com os vermes os poucos micronutrientes que ingerem. Não fosse o bastante, os vermes ainda impedem que as crianças se concentrem e aprendam. O fato de 88% das crianças terem verme não foi assim uma grande surpresa, haja vista que a região não tem rede de esgotos.
O documentário sai da Bahia e vai para Minas, onde o mesmo problema acontece. Lá o grande vilão é o "hook worm" nosso famoso amarelão. Médicos americanos estão tentando produzir uma vacina contra o verme, já que as condições sanitárias façam com que a infectação e reinfectação sejam constantes, logo "limpar" um paciente dos vermes não adianta muito, porque amanhã ele vai contrair novamente os vermes.
Aí a gente pára e percebe que os problemas de educação no Brasil são realmente vários, por vezes complexos, por vezes básicos. Aí a gente pensa na ironia e na imbecilidade do discurso político de um país que diz querer ser líder de alguma coisa, mas que me faz morrer de vergonha, aqui do outro lado do mundo, porque não consegue fazer nem com que suas crianças tenham uma vida com o mínimo de higiene. Ao invés de querer entrar pro "conselho de segurança da ONU" deveríamos é querer se livrar dos amarelões e companhia. Brás Cubas na dedicatória de suas memórias póstumas disse "ao verme que primeiro roeu as frias carnes de meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas" então eu dedico esse post "aos vermes, que estão roendo o futuro das crianças pobres de meu pobre país."


Fotos: Byodoin, "casa da fênix" templo feito em 1052, que estampa a moeda de 10 yen, e que fica a poucos minutos daqui de casa.

Respondendo:

Larissa: Que bom que vc. gostou. Ah, acho que o natal vai ser bom!

3 comentários:

Unknown disse...

Esse negócio de verme me fez lembrar qdo a gente brincava na rua de vó em pleno esgoto aberto. A bola caía no esgoto? Batíamos a bola várias vezes no chão e prossiguíamos com o jogo. No pique pega a gente metia o pé lá? Tirávamos a sandália para secar e corríamos de pé no chão q secava com o pó da rua. E as carnes penduradas no varal de vô para secar? Toda hora q a gente passava tirava uma lasca e comia. Detalhe: tava crua e com uns borós brancos em cima. A gente só dava um tapa e comia. Tava tão salgadinha. Hummm´, dilícia!
Beijo

Koběluš disse...

e ai professor,
gostei de ler a última parte de sua saga de estudante. Muito boa a história do Leonardo da Vinci te ligar. Parece o Alub, que tem o nome de um amigo meu na lista dos aprovados, que já saiu há anos de lá e já fez todos os cursos de Brasília.
O Eddris tb, fez Alub por 1 mês, mudou de curso e passou. Saiu na relação.

Essa coisa de verme me lembra do Jeca Tatu, do Monteiro Lobato, que tinha o amarelão no final das contas.
Adoro essa frase do início do Bras Cubas, mas gosto mesmo é do capítulo final o Capítulo das Negativas.
Gostei da observação, 'Ao invés de querer entrar pro "conselho de segurança da ONU" deveríamos é querer se livrar dos amarelões e companhia'

abraço mestre

Unknown disse...

vc me trouxe uma luz!!!
devo estar com verme q nem as crianças da BA e de MG... menino ando numa preguiça q nem eu mesmo acredito... a situacao tá tao critica q nem pra saí e p dirigir tenho coragem...
hihihihih
deve ser os vermes q eu cultivo desde minha infancia... e eles devem ser os culpados por eu não ter tido um desempenho escolar excepcional...
tudo explicado!!!
bjks!!!