terça-feira, 26 de agosto de 2008

"o homem sábio escala o Fuji uma vez..."


Visto assim de longe, na sua versão verão sem a neve no topo o monte Fuji pode não impressionar muito. Mas acredite, escalar os seus 3775.63 metros não é muito fácil. Mas é claro que os japoneses dão um jeito. Assim, há várias paradas no caminho e até hotéis, onde se pode passar a noite por 60 dólares antes de prosseguir a escalada. Dessa maneira a escalada se torna menos cansativa.
Mas eu e a Monika tivemos uma idéia de girico, escalar o monte Fuji de noite pra ver o sol raiar lá de cima. Bom, muita gente faz isso, na verdade tinha até um congestionamento de pessoas pra poder escalar, mas do jeito que fizemos foi particularmente cansativo. Saímos de Nagoya e enfrentamos 8 horas de trem até o Fuji. No dia que chegamos chovia muito, eu nem conseguia ver o monte e tivemos de esperar até o outro dia pra escalar. No outro dia ficamos andando o dia inteiro pra conhecer as cidades perto do Fuji, aí as 19:45 pegamos o ônibus que nos levaria até a estação 5, onde começamos a escalada. Começamos a andar umas nove horas da noite, com uma noite bonita e até algumas estrelas no céu, como vocês podem ver logo abaixo.

Mas isso era só o começo. Logo logo a larga estrada que servia de acesso ao topo foi se tornando em estreito caminho, milhares de japas iam aparecendo do lugar nenhum com suas imensas excursões organizadas e o tempo bonito e agradável foi se tornando em uma chuva de ventos fortes e gelados. É claro que tudo isso é esperado, principalmente por nós, experientes escaladores, mas putz, que enche o saco enche! Como o número de pessoas era grande, a escalada demorava bastante, e nós andamos de nove horas da noite até as cinco da manhã pra chegar no topo do monte fuji e finamente poder apreciar a vista do dia nascendo lá de cima. Agora que eu estou aqui, no quentinho do meu apartamento com a barriga cheia de camarão eu digo pra vocês, vale a pena, como vocês podem perceber pelas fotos abaixo.



































Mas a parte mais difícil é mesmo a descida. As seis da manhã a gente começou uma descida que parecia que não ia terminar nunca. No caminho ainda encontrei um brasileiro decassei, Marcos Akita que também foi ver o sol nascer do alto do Fuji, mas ele escalou até as oito da noite, dormiu em um abrigo até as duas da manhã e depois continou escalando até as quatro e meia. Já eu e Monika estávamos andando desde as nove da noite já eram seis da manhã, não havíamos dormido, comida só chocolates, e tínhamos uma descida de cinco horas pela frente... Bem, eu registrei em outro post aí embaixo os efeitos do Fuji na Monika, eu estava cansado também, mas até que as paisagens da descida davam um pouco de alento...































Finalmente, as 11:10 da manhã de terça feira horário de tóquio, 23:1a da noite de Segunda horário de Brasília, nossos pés pisaram a quinta estação, de onde ao meio dia partiria o ônibus que nos levaria até a estação de trem de Gotemba. Ainda sem dormir, almoçamos, pegamos o trem e viajamos por mais seis horas até Nagoya. Chegando em Nagoya eu ainda jantei com a Monika em um desses restaurantes japoneses baratos e de comida rápida e as 20:24 peguei o trem que traria de volta pra casa. As 22:3o finalmente cheguei em meu apartamento, tomei um banho e finalmente consegui dormir. Mas antes de desmaiar na cama, um antigo provérbio japonês ainda me veio a mente: " o homem sábio escala o Fuji uma vez. O tolo, mais de uma." Boa noite!

Respondendo:

Larissa: Pois é, eu mereço....

taynara: Sabe que as vezes eu penso o mesmo?

Rafael: pois é, só comigo...

Kobelus: complicado é pouco! Não, pra eles nós não somos todos iguais não...

Um comentário:

Unknown disse...

Tio, as fotos estão lindas!! Você topa escalar de novo, ou vai se guiar pelo provérbio chinês?
Beijosss e saudadess

obs: come direito hein, vc tá só a ossada!!!!!