quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Hiroshima





























Eu sei que vai parecer lugar comum, esnobismo ou simplesmente abestalhadamento, mas Hiroshima é um desses lugares que, para se entender, tem de se ir. Uma coisa é falar, saber e ler que Hiroshima foi o primeiro lugar do planeta a ser atingido por uma bomba atômica. Outra completamente diferente é ver, ainda depois de 63 anos, uma cidade que chora por seus mortos.
Isso não qer dizer que Hiroshima não seja vibrante, divertida, uma cidade pulsante como qualquer outra, porque é. Mas quando se vai ao parque da paz, quando se vê a chama acesa que só se apagará no dia que a última bomba nuclear for destruída, quando se vê as dezenas de centenas de cartas de protesto enviadas pelo prefeito de Hiroshima cada vez que um teste nuclear acontece, quando se ouve as orações pelas vítimas percebe-se que Hiroshima não esqueceu, e não vai deixar ninguém esquecer.Hiroshima é uma cidade que tomou para si o papel de celebrar a paz mundial, veja que tarefa ingrata.
E o que é mais triste e bonito é que Hiroshima faz isso sem se vitimizar, em cada monumento se faz referência aos cerca de dez mil coreanos mortos no massacre nuclear, que foram trazidos para trabalhar no Japão a força, porque naquele tempo a coréia era uma colônia japonesa. Hiroshima sabe de sua culpa. Mas também sabe que a pena que lhe foi aplicada foi colossalmente desproporcional.
As 8:15 da manhã de segunda feira, 6 de agosto de 1945, os 300 mil moradores de Hiroshima foram supreendidos com uma pequena bomba, mas de efeito devastador. Estima-se que mais ou menos 200 mil tenham morrido imediatamente e também ao longo de alguns anos por efeito da radiação.
O lema de Hiroshima é "não nos esqueceremos" em Hiroshima as bandeiras estavam a meio pau. Mas saindo de Hiroshima, as coisas já estavam normais. Os jornais aqui no Japão tinham so uma notinha aqui e ali. Na follha de São Paulo eu não vi nenhuma notinha. Eles não se esqueceram, maso resto do mundo já esqueceu, há tempos. É triste, mas é o que é.
Bem, nesse post vocês o famoso dome, o prédio que sobreviveu ao ataque e foi preservado assim. Podem ver também o Peace memorial park, que abriga a comemoração do 6 de agosto. O que vocês não podem ver é que, apesar de passados 63 anos, a dor continua lá.

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa, realmente deve ser uma experiência incrível e também triste porque como vc disse as pessoas por aqui já se esqueceram ... mas também, sõa tantas desgraças né? Acho que as pessoas precisam entender que a única solução é Jesus e que não existe outra paz!
Beijos e as fotos estão muito lindas, vc até apareceu :)