terça-feira, 13 de novembro de 2007

Kanji

Bons dias, tardes e noites brasileiros e brasileiras. No Japao as coisas estao caminhando como sempre. Neste fim de semana passado eu tive a oportunidade de visitar um autentico Karaoke japones. Eh que um sujeito do Azerbajao que estuda lah na universidade fez aniversario e me perguntou se eu podia reservar o lounge do kaikan para a festa (soh moradores do kaikan podem reservar o Lounge, mas a festa eh liberada para quem quiser vir). Bom, eu reservei, e entao ele fez a festa dele aqui. Soh que no Kaikan tambem tem algumas regras neh, e uma festa barulhenta nao pode durar a noite toda, entao as dez e meia da noite o pessoal que toma conta dessas coisas foi ao lounge encerrar a festa. Dai o pessoal resolveu continuar a festa em um karaoke, o que foi muito engracado.

Eh que o karaoke japones eh um pouco diferente do nosso. Voce aluga uma especie de salinha com tv de plasma sofas e mesa, de maneira que o Karaoke eh soh com os seus amigos, o que faz com que a galera solte seus dotes musicais com muito mais facilidade. Ficamos no karaoke ateh umas tres da manha, quando todos foram embora, e eu, eh claro, resolvi vir embora andando, embora nao tivesse minima nocao do caminho. Alguem me apontou a direcao e eu fui seguindo, depois consegui perguntar para uns dois ou tres japinhas na rua onde ficava Sakurayama e uma hora depois jah tinha conseguido chegar sao e salvo ao Kaikan.

Nas aulas de japones jah comecamos a estudar o kanji, aqueles ideogramas chineses. Eh mais dificil e interessante do que parece. A historia eh mais ou menos assim: ha muito tempo atras, alguns chineses de ascendencia portuguesa resolveram inventar um sistema de escrita, entao inventaram o sistema de escrita mais complicado que pode existir na face da terra, porque como eu jah falei eles tinham ascendencia portuguesa. Alguns seculos depois este sistema chaegou ao Japao, e comecou a ser utilizado tambem aqui. Soh que os japoneses sao pessoas muito praticas, e les pensaram, “puxa, esse kanji eh muito dificil, vamos inventar alguma coisa pra simplificar” e inventaram a sua maneira de ler o Kanji. Soh que ainda assim a coisa tava dificcil, entao uns japinhas monges pensaram de novo “vamos inventar um outro sistema que ajude a ler os Kanjis” e inventaram o katakana. Mas as mulheres nao podiam ler, porque naquela epoca elas nao podiam ir a escola, entao inventaram algo pra simplificar ainda mais a leitura, para que as mulheres pudessem aprender em casa mesmo, e inventaram o hiragana. Ai hoje, pra deixar tudo muuuuuito simples mesmo, a coisa funciona assim: No Japao se usa o Kanji, com leitura japonesa e com leitura chinesa, dependendo do contexto em que o Kanji estah inserido, de maneira que um kanji pode ter duas, tres e ateh quarto maneiras diferentes de ser lido. Alem disso usa-se tambem o hiragana e o katakana, tudo junto ao mesmo tempo agora!! Ficou simples pra caramba neh!

Mas eh lehgal. Tipo fomos aprender o kangi pra mulher 女que eh esse ai que voces estam vendo. Beleza, dai vem o kanji para homem, que eh o kanji campo de arroz mais o kanji que eh o kanji para poder, entao o kanji homem eh isso aqui uma juncao dos dois, porque homem, para os chineses daquela epoca, era quem tem o poder do campo de arroz, sacou? Hehehe. Eu fiquei pensando comigo, hum, hoje em dia, se o kanji fosse inventado no Brasil, pela playboyzada, o kanji para homem seria juncao de poder mais carro hehe, homem eh quem tem o carro poderoso! Mas como voce pode ver eh interessante e complicado, porque esses kanjis tem leituras diferentes separados, mais de uma cada um, e uma outra leitura completamente diferente diferente quando juntos, tipo campo de arroz eh ”ta”, poder eh ”chikara” e homem, a juncao dos dois eh ”otoko”. Mas uma coisa que eu achei injusta, e que me fez ver que os chineses nao eram tao sabios assim eh que o kanji para homem eh muito mais complicado do que o kanji para mulher , o que, definitivamente, nao corresponde a verdade de como as coisas sao... Soh que as palavras "homem” e ” mulher”, nao sao soh o Kanji, porque isso eh simples demais! Para dizer mulher voce usa o kanji mais um hiragana mais um outro Kanji, que significa pessoa hehehe, entao mulher em japones eh女の人(onanohito) e a mesma coisa pra homem, 男の人(otokonohito) facinho neh? Ah, para terminar essa historia de kanji, alguns numeros. Ha cerca de 12.000 Kanjis, um japones bem letrado sabe em media 4.000 kanjis, neste curso de seis meses nos vamos aprender 300 kanjis...

Bom, ontem tambem a gente escreveu nossa primeira redacaozinha e apresentou para os coleguinhas de turma. Se por um lado eh recompensador ver que com um mes de japao voce jah consegue escrever alguma coisa em japones, por outro lado eh embaracoso aos trinta anos de idade se pegar tendo dificuldade para escrever a seguinte redacao: ”no sabado passado fui a Sakae. Foi muito interessante. Em Sakae ha muitas lojas, e tambem muitos predios altos. Fui comprar livros, vi muitos livros em japones, mas nao os li. Depois fui comprar um tenis. Comprei um tenis preto. Foi muito barato. Depois fui a um restaurante. A comida estava deliciosa. Por fim, voltei ao Kaikan.” Hehehehe, voces nao sabem o parto que foi pra escrever isto em uma hora de aula! Heheehe.

Bom, vou terminando por aqui, este post ficou longuissimo, porque a internet tah fora e eu to escrevendo no word pra salvar e postar depois, entao sabe como eh neh, a gente escreve com mais liberdade! Bom, eu soh queria dizer para quem tah lendo este post que por aqui tah tudo bem. Eh claro que de quando em vez bate uma saudade, voce fica pensando nos porques da vida, voce se sente sozinho, soh que sempre tem um ou outro que manda um email ao telephone, um scrap no orkut, liga do Brasil, e eh legal saber entao que sempre tem um ou outro que lembra de mim, nas mais variadas horas do dia e da noite. Por isso, termino este post com a singela frase, obrigado por pensar em mim, Beijos, David.

Respondendo:

Luciana: Eu nao comi nada no MOs, tava sem fome… Em Brasilia tem MOS? Nao sabia…

Flavinho: Pois eh, mas tah ficando mais dificil nadar, o inverno tah chegando e ai bate uma preguica…

Jessyca: Aqui tah tudo otimo e eu tambem estou moooorrendo de saudades de voces, suas sabugosas!

Larissa: O Kris vai tentar divide o arquivo do filme pra ficar mais facil de postar, e este fim de semana vou ver se coloco fotos novas, ok?

Luciane: eu ateh tinha colocado uma foto da Monika com o cabelo novo e outra do Rod Stewart, mas ai achei que era sacanagem com minha amiga e tirei... Fica na imaginacao pra quem nao viu...

4 comentários:

Anônimo disse...

David, e o mengão hein? Eu fiquei sabendo que ganhou do Santos, é vero??? Huahuahuaha! semana passada a Ligia chegou da Austrália!!! \o/ toda contente!!! ou mais ou menos... na verdade ela quer voltar pra lá asap! hauhauhauha! se fosse eu também ia querer... mas agora tô curtindo ela um pouco, depois de um ano! David, que inveja... Kanjis são legais, mas acho que eu nao tenho a menor capacidade de aprende-los. Quanto aos mangas... so quero mesmo saber quais sao os grandes sucessos por ai, especialmente os da Shonen Jump. Sucessos de Shojo e de Shonen. Hum... vc nao fala das comidaaaaas! mas to adorando seu blog, viu, mesmo com o pouco tempo que eu tenho par ler. Vou me programar e tentar ler todo dia. David, depois fala alguma coisa do Natal! Eu nao sei como e o Natal ai no Japao! e o Natal ja ta chegando, ne? \o/ hum... acho que e isso. um mega beijo pra vc, ok?

Unknown disse...

queÊ?! oO só vc mesmo pra se meter nessa confusao de kanjis..
heuehuehuehuehuhee
abraços, saudades.

Mariana Calado disse...

Creedo se eu mal entendo ingçês imagina kanji!..só vc daviid!
adorei essa coisa de vc é um cocô eu vou matar vc!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
que bom que aih tah tudu certo!..mas arranja um pouquinho de paciencia e posta logo esse video que agora eu to curiosa..depois faz um videosinho com os seu amigoS!..ia ser divertido!
saudade david..
beijoo ;*

Unknown disse...

Não.. eu queria saber se o MOs pode ser comparado com alguma coisa qe tem aqui, tipo uma referencia.
Pooxa.. esse kanji é muuuito complexo pra minha mente! :D
Não entendi nadinha. :}
Boa sorte com as suas redações!
saudades. beijo :*