quarta-feira, 7 de maio de 2008

Notícias de Otsu


A azul da direita é minha nova bicicleta. Na direita, um exemplo da maluquice dos japas, a moda é andar com essas bicicletas de criança...



















Golden week. Bem, esse é o nome que os japas  dão ao feriado que acabamos de ter. Confesso que a primeira vez que ouvi falar dessa "golden week" ainda fui um pouco ingênuo, um pouco brasileiro, e pensei que teríamos uma semaninha de férias, uma espécie de semana do saco cheio. Daí fiquei sabendo que a golden week eram só quatro dias. Mesmo assim era bastante pensei, quatro dias, em pleno japão... Depois fiquei sabendo que dos quatro dias, dois eram sábado e domingo, e que isso era contado como feriado, e que para os japoneses realmente se tratava de uma semana dourada. Aí parei de querer saber, antes que a golden week se tornasse uma espécie de golden hours...
Eu confesso que nunca fui um grande trabalhador. Vejam vocês que mesmo aqui no japão eu arranjei um jeito de manter o meu horário brasileiro, portanto nao tenho aulas nem segunda nem terça. Sabe como é, trabalhar menos é minha maneira de lutar contra a exploração do capitalismo...
Depois de várias semanas postando só sobre a China, tenho algumas novidades nipônicas a contar. Bem a primeira é que dia desses fui a Nagoya, sabe como é, rever os amigos, colocar o papo em dia, coisa e tal. Não sabia que essa viagem se tornaria uma fonte de prejuízos... Primeiro perdi meu celular no trem. Não me perguntem como, eu juro que não foi culpa minha, foi um racoon que veio correndo e tirou o telefone do meu bolso (piada só para fãs de friends.) Mas o segundo prejuízo foi maio. Eu mantive laranjinha em Nagoya, exatemente para ter uma bicicleta por lá quanto fosse visitar a metrópole. Pois bem, roubaram-me a bicicleta! Acredite se quiser, algum FDP, no mínimo um estrangeiro de algum país subdesenvolvido roubou minha laranjinha de dentro da universidade. É bem verdade que eu não tranquei a bichinha, mas é que eu achei que ninguém ia jamais querer tirá-la de mim...
Mas tudo bem, porque foi mesmo nessa semana que a minha vizinha, a tailandesa, me presenteou com uma bicicleta!!  Pelo menos aqui em Otsu em tenho como me locomover, com essa azulzinha que voces estão vendo. Aliás as minhas três vizinhas, digo, as três que eu conheço porque são estrangeiras, a tailandesa, a vietnamita e a koreana são gente boa, estão sempre ajudando. Essa semana acho que vou cozinhar alguma coisa aqui para elas. Por falar em cozinha, uma curiosidade. Sabe como é "apimentado em japonês?" Karai. Heheh, engraçado né, eu sempre tenho vontade de rir quando alguém fala que alguma é karai,  "core wa karai desu ca?" e eu "rai, KARAI desu!!!"  ah, e tem mais, sabe o que significa aqui Karai véi ? significa "apimentado véi!"hehhe, desculpem a piadinha, mas eh que eu acho que tô com fome, aí falei do jantar aí... ah, falar em jantar, aqui eu só janto depois das oito. É que nesse horário os sushis, sashimis e todas as comidas frescas que estão vencendo vão para a metade do preço. Japonês é meio fresco com esse negócio de validade, já eu tô nem aí, metade do preço eu como até sushi do ano passado!! Bem, coloquei aí também algumas fotos do rio e do lago aqui perto de casa, tô até pensando em começar a pescar, mas sem isca, é claro, que é pra não machucar os peixinhos...Beijos a todos!!

Respondendo.

Sarah, acredite, aquele nosso tio é um amador perto dos chineses...

Rafael: Cara, o francês da Monika até que é bom, ela já morou em Paris e tudo, já o meu... Po que massa que vocês foram pra Terra ronca, manda um abraço pro pessoal da escola!

Lililo: Rapaz, que bom ouvir de você por aqui... Mas fiquei na dúvida se você quis dizer do meu bronzeado ou da minhas gordurinhas... Bem, de toda forma na China eu comi muito mesmo, no começo a Monika ficou colocando medo, dizendo que a carne na China era assim, que não sei o que era assado, mas eu não quis nem saber, comi de tudo (quer sizer quase tudo, não comi carne de cachorro, grilo, essas coisas doidas) e sobrevivi. ainda não comprei meu videogame, é que eu nem televisão tenho..... Enquanto a ler os meus posts, como diria Cazuza "mentiras sinceras me interessam"

Thata: Um beijo pra você linda!!  e vê se pede pro povo lembrar de mim pelo menos umas duas vezes na semana né!! Pô sei lá, terça e quinta, segunda e sexta, alguma coisa do tipo!! E manda um beijo para o melhor segundo ano de todo o Distrito federal!

Nenhum comentário: