domingo, 4 de maio de 2008

Ultimas de Xian...

Bem senhoras e senhores, amigos e amigas e desocupados em geral. Voce que estah lendo esse blog de alguma reparticao publica do DF, ou do aconchego do seu lar, jah deve ter percebido que estou perto do fim da narrativa da viagem a China(Ufa!). Mas enfim, aventuras como essas nunca tem fim, e podem estar certos de que quando os encontrar pessoalmente terei muitas outras historias sobre a China para contar, e se nao tiver, as inventerei, nao se preocupem.
O fato eh que em Xian, depois de visitarmos os famosos homens de terracota nao havia muito mais o que fazer. Para ir ateh o local onde os homens de terracota estao, tivemos de comprar um "pacote" turistico, que incluia o guia. nao foi caro nao, tivemos de dividir a van com um grupo de "jovens" canadenses. O mais jovem dos jovens devia ter uns 55 anos. Mais antes de chegarmos aos famosos homens de terracotas, tinhamos de passar por uns outros sites turisticos, o que quase deixou uma das tias canadenses louca, porque ela queria ir logo para os tais dos terracota. Ai ela ficava "porque nao vamos primeiro para os guerreiros de terracota?" "Acho que todo mundo veio aqui pra ver isso neh?"eu que jah tava de saco cheio falei, "Na verdade eu sih vim aqui porque ouvi dizer que eh barato comprar uma garota na China." Bem, acho que ela nao entendeu se era um piada ou verdade, e parou de encher o saco. Alias eu fiquei impressionado com o numero de canadenses que encontrei nessa viagem. Tinha ateh um professor aporsentado, que tah morando na China a 3 anos. Ai eu perguntei porque veio morar na China? e ele, "porque aqui com a minha pensao de professor eu sou REI" hum saquei, e a rainha dele era uma chinesinha que tinha idade pra ser neta do cara, hum saquei, fica a dica para os professores brasileiros em fim de carreira...Mas eu perguntei pra um outro canadense em certo ponto da viagem, quando eu jah estava cansado de encontrar canadeneses, "porque tem anto canadense viajando? A gente ve uns europeus, nenhum latino americano, uns dois ou tres americanos e uns cem canadenses, porque?" e ela respondeu no ato "porque lah eh muito frio e todo mundo casca fora!"Hum, boa resposta!
Em Xian eu tive contato tambem, pela primeira vez na viagem, com minha lingua materna. Nao encontrei nenhum brasileiro nao, mas eh que havia um hostel em que pessoas do mundo inteiro deixavam recados na parede do hotel, coisas do tipo "eu amo a China" obrigado chineses, voces sao maravilhosos" "esse eh o melhor hostel do mundo" bla, bla, bla, ateh que eu vejo, no meio da parede, em bom portugues, oseguinte recado, "que china que nada, roubaram-me a camera aqui, Portugal eh que eh chique" hum, fiquei feliz em ler um recadinho que pelo jeito eu era o unico que podia entender e continuaria a ser o unico por um bom tempo...
Mas depois de todas essas emocoes, era tempo de levantar acampamento, rumo a Shanghai novamente, mas agora ficariamos uns tres dias, haveria tempo para conhecer a maior cidade da China, segundo alguns, a cidade que tem mais arranha-ceus do que todo as cidades dos Estados Unidos juntas...

Nenhum comentário: