quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

As placas de sinalização


Boas. Hoje choveu. Depois nevou. Depois fez um sol bonito de ver. Tudo em 15 minutos. E eu que achava o tempo de Brasília estranho. Vou bem, embora o futebol de segunda feira tenha me deixado quebrado. E que aqui os japas jogam muito rápido, e com muito afinco. Eu fui entrar nessa e me dei mal. Um sujeito do outro time roubou a bola e foi correndo em diração ao gol, eu fui acompanhando (o que, modéstia parte, já é bastante para o vovô aqui) e quando vi que ele ia chutar me atirei na frente da bola. Sim, cortei o lance, mas também dei um jeito na coluna...
Mas enfim, o importante é que meu time venceu! E venceu todas as partidas da noite! Mas mudando de alhos pra bugalhos, em me deparei um Cracóvia com essa placa de trânsito, e como bom turista que sou me peguei pensando sobre a natureza das placas de trânsito. Diga, se você é um motorista em uma noite fria em Cracóvia, e se depara com essa placa, que mensagem você recebe? O que essa placa quer dizer? Eu achei que a placa fosse "cuidado com o pedófilo que está perseguindo a garotinha" , mas não ficou claro que ;e para termos cuidado com o pedófilo, com a garotinha ou com os dois, com a perseguição em si. Enfim...

Em praga eu vi essa. O meu Tcheco não é muito bom (hum, duplo sentido, deixe-me reformular) não sei falar Tcheco muito bem, mas pela figura não tem erro, é para helicópeteros (hihihi, vocês notaram que eu escrevi "helicópEteros?". Tô virando analfa total!) Aliás em 2009 tiraram o o acento do voo né? Já era difiícil voar no Brasil, agora sem acento então... Mas bem, eu não entendo a razão de colocarem essa figura em uma placa de trânsito, eu não consigo imaginar o que essa placa possa dizer para, quer dizer sei sim, tá dizendo que é uma rua que tem passagem, não é sem saída, mas a figurinha voando... Será que só tem passagem se for pelos ares?



Mas enfim, os tchecos são muito criativos mesmo quando se trata de placa. Só não têm mesmo é muito poder de síntese e proporção, como mostra a placa ao lado. Na verdade eu fiquei na dúvida se isso era uma placa ou a "crônica de uma morte anunciada." Vamos analisar a situação: carro gigante prestes a atropelar homem sem pescoço e menino do braço sem fim, tudo por causa da bola, que de repente nem é mesmo bola, mas a cabeça da última vítima do carro assassino. Mas sério, qual é a mensagem? É pro menino não jogar bola porqu vem carro, pro homem sairo do caminho porque o menino vai fazer o gol ou pro carro escolher entre o menino e o homem? Bom, não sei, só sei que as vezes a língua pode não ser a única barreira em um país distante. Mas também né, quem é o mané que vai pra Europa e fica tirando foto de placas sem noção??? Beijos, até.

3 comentários:

Koběluš disse...

huahuahuauhauha,
tinha visto essas fotos no seu Orkut

acho que a "crônica de morte" pode também ser um aviso pros motoristas "cuidado, casas que andam de esqui, perigo de atropelamento de pedestres"

muito boas...a da pedofilia eu ri d+ qnd vi no seu orkut

abraço

Elienai Allebrandt disse...

David, adorei voltar a ler suas histórias, eu estava de férias e dei um tempo, foi uma delícia.
Achei em outro blog um vídeo de uma viagem ao Japão, no começo fiquei tonta, mas depois achei legal.
bjs
http://juliapetit.glamurama.uol.com.br/home/arigato-em-stop-motion/

Unknown disse...

Oi Tio! Como estão as coisas por ai? Conta mais novidadesssss beijoss