terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A casa já não é mais branca


Boas. Como disse ontem, peguei meu pacote de amendoim, sentei no sofá e assisti a festa do Hussein. Várias coisas chamaram-me a atenção nessa posse. Primeiro que americano não chama posse de posse, chama de "inauguration" é, a inauguração de um mandato. Pode parecer bobo, mas por vezes as palavras nos mostram o rationale, a lógica de uma cultura. No Brasil ainda existe a cultura de se apossar do que é público para fins privados. É isso que os políticos brasileiros mais sabem fazer. Por isso acho a nossa nomenclatura perfeita, eles tomam posse mesmo (infelizmente). Lá não, o sujeito não toma posse de nada, um período é inaugurado. É por isso também que a posse dos presidentes americanos é tão cheia de ritos e tradições. Porque a posse é do presidente, não do Obama. Ele não pode fazer o que quiser, porque a presidência é maior do que ele. É claro que ele pode escolher detalhes aqui e acolá, quem canta, quem ora, o menu do almoço, mas há uma estrutura que se mantém inatacta, uma tradição que lembra a todos que o poder não é algo que se deva personalizar.
No Brasil é uma festa né? cada um entra e faz o que quer. Porque eles acham que a posse é deles, a política brasileira ainda tem muita daquela coisa caipira, do coronel, da pessoa. Me chamou a atenção por exemplo que os discursos oficiais da posse do Hussein falavam não da posse do Obama, mas da posse do quadragésimo quarto presidente, Obama. Sacaram a diferença? De novo, enfatiza-se o fato de que a presidência é maior do que o presidente. Alguém sabe quantos presidentes o Brasil teve? Não, mas a gente sabe que os E. U. A tiveram 44...
Sabe, fico triste quando vejo como no Brasil essas coisas são desvalorizadas. A logomarca do governo por exemplo muda a cada novo presidente. Agora por exemplo na logomarca do governo o BRASIL é pintado com um vermelho que chama a atenção, vermelho que não está em nenhum símbolo nacional, mas é a cor do partido do presidente, então...
No GDF é a mesma coisa. Ora as coisas são verdes, ora, vermelhas, ora azuis... Lembro-me de um mandato do Roriz em que até as lixeiras foram pintadas. É a falta total de respeito pela coisa pública, pelos símbolos, tudo vira propriedade privada do novo comandante, é o coronel mandando pintar a fazenda com as cores que ele gosta, e somos nós o gado que nem ruminar rumina.
Na posse de Hussein, lá estavam todos os ex-presidentes vivos, lado a lado, adversários políticos mas que sabem que, como ex-presidentes, não podem mais fazer política partidária. Aí olho para o meu país e vejo Sarney, em seu toma-lá-da-cá de sempre, querendo ser presidente do senado. Grandeza nenhuma. Só ganância e mesquinharia.
Obama leva Bush ao helicóptero. Um adeus cordial. Puxei pela memória e falei, opa, pera aí, isso no Brasil também tem, me lembro de presidente deixando o palácio de helicóptero... hum- lembrei. Era o Collor, fugindo do povo. Do sonho de Luther King até a posse de Obama, do dia em que pretos não eram servidos em restaurantes até o preto-presidente foram menos de 50 anos. Fico pensando quanto tempo vai levar para que no Brasil, alguém com a grandeza de um chefe de Estado ocupe a presidência. Se forem só 50 anos, fico feliz.
Por fim, o presidente vai pra casa. E lá, casa de presidente é casa branca, não é torto, dinda, jaburú, porque, novamente, é a casa do presidente, não do fulano ou do beltrano. Se bem que isso agora também mudou um pouco por lá. Para o bem de todos, a casa lá já não é mais branca.

PS 1: A BBC só se referia ao Obama como primeiro presidente afro-americano. Acho essa coisa politicamente correta uma besteira. E ainda tem gente querendo trazer isso para o Brasil. Quer dizer que americano mesmo são só os brancos, os pretos são "afro"americanos? Bestagem de gringo. Americano é americano. Um é preto, outro branco, outro amarelo, outro marrom, mas é tudo americano...

PS2: Outro "plus" da posse de um presidente americano : não existe aquela faixa ridícula. A única tradição que a gente tem tinha de ser aquela faixa brega de ditador de república das bananas??

Respondendo

Cláudia: Um beijão pra você. Você não sabe, mas eu que aprendo com vocês...


Swami Abdalla - cara, não tenho a mínima idéia de quem você é, mas obrigado pelo comentário. O que você falou é verdade, e mesmo dentro das escolas públicas no DF existem grandes diferenças. Uma escola "modelo" no plano piloto é bem diferente de uma escola qualquer do Itapuã... (Itapuã de Brasília né, não a de Salvador...) Um abraço,

5 comentários:

Claudia Bittencourt disse...

Disse tudo.
Se "detalhes" como esses atingirem o Brasil, pelo menos daqui há 50 anos, já é uma graande mudança.

Swami é conhecido meu, professor de história também, aí mandei seu link pra ele. :)
Beijos

Lahiri Abdalla disse...

Hm, é eu concordo. A diferença é enorme entre a forma de encarar a vida política nos EUA e aqui no Brasil.

Antigamente eu via os Estados Unidos com olhos mais radicais e desaprovadores. Hoje eu vejo que o Brasil é tão Estados Unidos aqui (na América do Sul) quanto eles são no mundo inteiro, mas vejo também que existe uma enorme diferença que é o fato do povo norte-americano, via de regra, possuir um orgulho e patriotismo enorme de seu país. Regra totalmente invertida da situação nacional.

E é provavelmente por coisas como essa que temos a "inauguração do quadragésimo quarto presidente" e temos a "posse presidencial".

O Brasil precisa de que seu povo tenha orgulho dele, para que seu povo saiba quem colocar no poder e os representantes realmente.. representem.

Adorei o texto, anyway.

P.S: Minha posição Lulista (contrariando minha posição neutra), deve dizer que o vermelho, o preto e a outra cor (acho que é amarelo) foram escolhidas para expressar a idéia do slogan "Um País de Todos". Mas não deixo de admitir a possibilidade da mensagem subliminar do PT.

Claudia Bittencourt disse...

Aah, o Lahiri também amigo meu, que eu mandei o link. Haha
;*

Unknown disse...

Que bom que vc está voltando!!! Muitos casos para ouvirmos!!!

Unknown disse...

David,
A doida da sua prima Ruth está há poucos dias no Canadá...Vou pedir para ela te mandar o e-mail das poucas que eles têm aprontado. Aliás, este final de semana eles estão com a Heidi( o marido e as três crianças).
Beijoca.