terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A Comida

Então, da maneira como eu entendo o turismo, não se pode, não é concebível, não é normal se viajar de dieta. Quando em Roma, coma como os romanos, é meu lema. Tudo bem que nessa viagem esse lema me custou 5 quilos, mas é a vida.. Beja, no Japão a comida é cara, e não é tão boa assim. Uma coisa é jantar em um restaurante japonês de quando em vez, e dizer que adora comida japonesa, outra coisa é comer essa nhaca por um ano e meio. Então a minha primeira providência ao chegar em terras polacas foi...comer! Aí ao lado o meu primeiro prato em terras polacas. Na Polônia, principalmente agora no inverno, sempre se toma uma sopa antes do prato principal, e a mais tradicional de todas é essa aí, czerwoy barszc, bom, pra descomplicar, sopa a base de beterrabas com pirogi, essa espécie de capelete que se pode comer de todas as formas na Polônia. Esse aí é com carne de porco, e vai na sopa junto com um cheiro verde, mas esse aqui de baixo por exemplo é recheado com ricota e framboesas, esse eu comi em um boteco qualquer de Cracóvia, além do recheio de ricota e framboesas, o molho é uma espécie de yorgute com açúcar, pode acreditar, muito bom...

Mas nem só de Pirogi vive o homem, e naquela região toda a carne também é bastante apreciada, principalmente na forma do famoso salsichão duplo sentido, e como espeto grelhado. Eu que não comia uma boa carne há muuuito tempo, mandei ver nos dois logo de uma vez, regado a muita mustarda e pão, que na Polônia se encontra de todos os tipos e sabores. Mas foi comida de mais, tive de jogar fora uma parte. Do pão, não da carne né!! Bem, no trem para Praga, já se pode saborear uma das melhores coisas da República Tcheca: a cerveja. O detalhe é que a cerveja lá é mais barata do que água mineral... Então se você quer me perguntar se a república Tcheca é um bom lugar, pense, lá as mulheres são maravilhosas e a cerveja é mais barata do que água. E aí, já sabe a resposta?

















No que diz respeito as sobremesas, bem, essa é a especialidade do povo por aquelas bandas, Aí nas fotos vocês podem ver chocolate quente, cheese cakes do mais variadas e torta de maçã, o orgulho nacional. De tudo que foi provado, o que ficou no meu coração no entanto foi esse cheese cake ao lado, com morango e amoras...

Bem, os apreciadores da boa comida sabem que nenhuma viagem de turismo gastronômico é completa se não houver aquela comida do pé de chão, aquele PF básico. Sim, há de se provar a comida popular, sem conhecer o PF de um povo, não se pode lhe conhecer a alma! Assim, vocês tem aí duas fotos. Uma é da seção de frios do supermercado, onde eu comprei uma ou outra coisa que foi contrabandiada para o Japão e agora repousa em minha geladeira. A outra é a de um PF básico em um boteco de Praga , com coxa e sobrecoxa de frango, pure de batatas e picles, regado a Stella Artoir. Tudo não passou de 10,oo real















Por fim, para se fazer uma vigem gastronômica completa, há de se comer um prato local feito por um local. foi aí que entrou o Bigos, prato local que o pai da Monika fez em simples dois dias. Primeiro misturou dois tipos de repolho com carne de porco, de deixou lareira, assim como vocês podem ver. Depois, no segundo dia, acrescentou ameixas e mais uns temperos locais, que eu desconheço. Por fim, vinho tinto. Acho que junto com o Pirogi, esse é um dos pratos mais típicos da Polônia, mas como com cuidado, já viu né, são dois tipos de repolho!

3 comentários:

Unknown disse...

Pelo visto então você está muiiittooo bem, só aproveitando a vida, ô coisa boaaa ...:D
Espero que o repolho não tenha feito muito efeito pois vc já tem a parte genética né??? Beijosss

Koběluš disse...

ehh cara, meu avô vive me falando da cerveja tcheca
eles gostam mt de repolho e porco, meu avô fez um almoço aqui um dia desses...
abraço

FLÁVIO NOGUEIRA disse...

hum cerveja theca, praga, eita que lugar bom. Abraços primo.