quinta-feira, 13 de novembro de 2008

As sacolas plásticas e as ilhas Maldivas

Vocês sabem as Ilhas Maldivas? Não? Hum, ficam no oceano índico, ali a direita de quem vai pra Índia, segundo farol depois do Sri Lanka, antigo Ceilão. Vocês conseguem imaginar a ligação entre as ilhas maldivas e a minha sacola de compras aí ao lado? Bom, vou tentar explicar...
Como já disse, fim de semana passado estive em Nagoya. Notei uma coisinha que mudou por lá - se você for fazer compras e não levar a sua sacola, paga pela sacola de plástico. Aqui em Otsu você não paga, mas tem desconto se levar a sua sacola. É por isso que eu sempre levo essa fubanga aí do lado. Quando eu cheguei aqui no Japão eu realmente me impressionei em como eles tratam essa questão do meio ambiente seriamente. O lixo por exemplo. No começo é um saco, tem de separar tudo, tem dia certo pra colocar o lixo certo pra fora, tem as sacolas próprias de cores diferentes, mas depois de um tempo a gente acaba se acostumando. Todo mundo sabe que um dos maiores vilões do meio ambiente são as famigeradas sacolas plásticas, essas sacolinhas de supermercado. Aqui no Japão quase ninguém usa. Agora em Nova Iorque o prefeito Bloomberg quer passar a cobrar também pelas sacolas plásticas. Pelo que li a confusão lá tá grande. Na França, há um bom tempo que se tem de pagar pela sacola plástica. E o pior é que tanto aqui como lá, se você esquece a sua sacola e tem de comprar uma sacolinha plástica pra levar as compras, as pessoas te dão aquele olhar de reprovação.
Vejam, eu nunca fui um ecoxiita, e continuo não sendo. Mas vejo que algumas coisas que são simples, que a gente podia fazer aí no Brasil, a gente não faz. Acho que isso é um efeito perverso daquela nossa brasilidade. Aqui e também nos E.U.A e na Europa, as pessoas são muito mais individualistas do que no Brasil. Então elas pensam, "vou fazer a minha parte, vou fazer o meu, e que se lixe o resto do povo," tipo "cada um no seu quadrado verde." No Brasil, a gente pensa, "pô, nem vou fazer, porque sei que neguinho do lado num tá fazendo nada mesmo, então eu sozinho não vai ter efeito nenhum, logo..."
Eu não sei porque a gente tá tão atrasado nessa quentão do lixo, das sacolinhas plásticas. Acho que não custava nada a gente começar, por exemplo, a não usar as sacolas de plástico aí no Brasil também.
As Ilhas Maldivas? Ah, o novo presidente, Mohamed Nasheed, tomou posse essa semana. Uma das promessas de campanha foi usar parte das reservas nacionais para comprar uma porção de terra no Sri Lanka ou na Índia. É que as ilhas Maldivas ficam a apenas poucos metros acima do nível do mar, e com o aquecimento global do jeito que tá, eles correm o sério risco de desaparecerem debaixo das águas do Oceano Índico. Por isso o presidente quer comprar essa terras, para que em caso de emergência, o povo das Ilhas Maldivas tenham um poquinho de terra firme.
Então aí vai o apelo. O Povo, vamos separar o lixo, vamos banir as sacolinhas plásticas. Deixem o povo das ilhas Maldivas em paz. Eles agradecem.

PS: Ficarei fora uns dias. Meu amado orientador convidou a Koreana, eu e a Chinesa para passarmos o fim de semana na casa de campo dele, num lugar frio pra caracas. Já imaginaram a situação né, só espero não ter de tomar banho de Ofurô pelado com ele de novo! Ai, ai, ai, eu me meto em cada uma...

4 comentários:

Unknown disse...

TO postando só pra vc não dizer que tô sumida... to na area de novo, acompanhando você e suas aventuras!!
Beijocas

Koběluš disse...

Cara,
isso me lembrou que outro dia estavam vendendo "sacolas retornáveis" no Pão de Açúcar. Era um saco plástico reciclado que eles estavam vendendo por R$ 2,99.
Eu queria saber quem iria comprar, já que em cada caixa tinham umas 100 normais e de graça. Tinha até uma mensagem logo a baixo do preço, algo do tipo "ajude o mundo".
Vi uma reportagem que falava que aqui em Brasília as lojas vão ter que colocar sacolas de papel, ou os consumidores poderão comprar aquelas "sacolas de feira".
As lojas vão ter uns 3 anos pra se adaptarem.
O interessante é que a geração Capitão Planeta demorou pra se tocar.
Eu sempre fui a favor de coletas seletivas, mas esse costume de separar lixo seco de orgânico daqui de Brasília não resulta em nada, pois os dois vão pro mesmo lugar.
Em São Paulo tem alguns lugares que separam o lixo. Lá no Rio eu sei que tem uns grandes sacos de "recicláveis" em cada prédio.
Mas eu torço pelas Maldivas e outras ilhas.
Ofurô com o orientador??? Por favor nunca cogite em me convidar para algo assim
abraço sensei

Sarah Nogueira disse...

Oi, David!! Para você continuar a ter esperança na humanidade: tenho duas sacolas tipo a sua para fazer mercado!! Estou fazendo minha parte pelas ilhas Maldivas!! hehehe
Beijos

Dinofours disse...

agora aqui em brasília alguns supermercados estão vendendo sacolas por R$2,50 para carregar suas compras e a sacola voce usa varias e varias e varias vezes. è muito interessante