segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Reflexões



Boas. Ontem, enquanto estava relaxando em meu ofurô (hehehe, a chei um jeito de encaixar essa frase) fiquei pensando sobre a vida. Nessas de pensar sobre a vida, o que pode ser uma tarefa extremamente perigosa, lembrei-me do meu primeiro emprego de "carteira assinada": escriturário do Banco do Brasil. Escriturário é o cara que veste um colete amarelo ecrito "posso ajudar?" e tenta fazer com que os velhinhos e analfabetos funcionais do Brasil consigam operar as nem sempre simples máquinas do auto-atendimento.
Eu me lembrei que para executar essa tarefa, que venhamos, não é tão complicada assim, o governo me mandou para São Paulo, onde fiquei uma semana hospedado em um hotel cinco estrelas fazendo um treinamento. O treinamento consistia basicamente em ensinar uma coisa aqui e outra ali e a fazer uma lavagem cerebral no sujeito para que ele acreditasse que o Banco do Brasil é a melhor empresa do mundo. Além é claro daquelas estúpidas palestras motivacionais onde um sujeito que se chama "consultor" ganha rios de dinheiro para falar frases estúpidas a la Paulo Coelho, tipo "na África todo dia uma gazela e um leão acordam e correm. A gazela corre para não ser alcançada pelo leão, o leão corre para alcançar seu alimento, a gazela. A vida é uma selva, todas as manhãs nós acordamos e temos de correr. A escolha é sua, você vai correr com as gazelas ou com os leões?" Bem, aquilo foi tão ridículo que marcou a minha pobre personalidade, e hoje, passados quase dez anos, ainda me lembro. Fora isso esse negócio de correr com gazelas, sei não. Enfim, é uma gigante bobagem capitalista reduzir a vida a uma corrida de leões e gazelas. Eu de minha parte, sou um contemplador, e aí nessa foto vocês podem me ver parado, sem correr para canto algum, vendo as folhas de outono no Japão e gostando muito de tudo isso.
Mas o que realmente me chamou atenção nessas reflexões de ontem, foi que eu me lembrei de que quando assumi o posto de professor da Fundação Educacional do DF, recebi uma carta para ir a uma escola tal em Sobradinho. Quando cheguei a escola, o cara me falou, "você é o professor de história?" Eu que não sabia bem qual era a resposta para aquela pergunta respondi meio sem confiança "sou." Aí ele, "me segue". Então o sujeito me fez entrar em uma sala com uns quarenta alunos gritando porque afinal não tinha nem um professor em sala, gritou "aí pessoal, silêncio, fulaninho dessa da cadeira, esse aqui é o novo professor de história!" olhou pra mim e disse um "boa sorte" meio sarcástico. Era isso.
Moral da história: para ser um escriturário do banco do Brasil o governo acredita que eu preciso de uma semana de treinamento. Para ser professor, não. Aliás, sejamos mais justos, todo mundo que entra em uma carreira pública qualquer passa por um treinamento, menos o professor. Pergunta: é certo isso? Não. é só uma prova da REAL medida do valor que o gover no dá para o assunto.

Dado: Salários iniciais (aproximados) para 40 horas no DF, valor BRUTO

Agente de polícia civil: 7.000
Soldado PM: 4.000
Professor:3.000

Educar, pra quê? Vamô prender!!!!!!!!!!

Respondendo:

Rafael: é muito bonito mesmo!

larissa: pô, também tô com saudades! vc. sumiu!

Valero: Es cierto, tuvo dos estudiantes mexicanos sólo... Pero los dos éran Valero! Vuelvo en Abril ou Marzo... Y la faculdad cómo estás? enviá un beso a tu hermana, besos,

3 comentários:

Thaís Batalha . disse...

...

Acho que é isso que mais me impulsiona a ser professora.
Um dia teremos uma educação de verdade aqui no Brasil,e eu quero fazer parte disso.

Koběluš disse...

E aii David,
tava sem pc, por isso dei uma sumida
Gostei do seu templo, principalmente da moça de kimono vermelho.
Pois é, pra escriturário hotel 5 estrelas pra professor "boa sorte!"
o bom é que remuneram a polícia pros próximos meliantes que eles próprios criaram...
abraço sensei!

Anônimo disse...

Meu bom Mestre, pra ser honesta, ando desiludida com a UnB. E o motivo pode bem se encuadrar com o descaso com a educação. É notável a boa vontade de alguns (felizmente a maioria) professores na hora de ensinar, mas a estrutura, organização, condições de ensino estão tristes. A vontade e preparo dos alunos também deixa a desejar (e infelizmente me incluo aí). Muitos só viram estudantes pra se preparar pra concurso. Mas seguimos em frente...

Mando beijo sim, pode deixar. =]

Abrazos mexicanos que te envio desde Brasil!!