segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Momijin














































(CLIQUE NAS FOTOS PARA TORNÁ-LAS MAIS MAIOR DE GRANDE!)

Boas. É época dp Momijin. Momijin é aquela árvore cuja folha orgulhosamenta se ostenta na bandeira do Canadá. Lá eles a chamam de Mapple tree, aqui eles a chamam Momijin. No Japão a primavera é tempo das sakuras, multidões se acotovelam nos parques, todas as primaveras, para fotografar as sakuras. Agora, as mesmas multidões novamente se aglomeram, mas para fotografar as folhas amarelas e vermelhas que são o símbolo do outono. É impressionante ver tanta gente. Ontem por exemplo era uma segunda feira, dia de trabalho, e kyoto estava intransitável. centenas de ônibus de excursões, estudantes, velhinhos e velhinhas, jovens, gaijins, tinha de tudo. Eu fiquei pensando, puxa, mas e aquele estereótipo de que japonês só trabalha, essa japonesaiada toda não deveria estar trabalhando agora?Bem, não sei, só sei que não estavam, estavam com suas modernas máquinas em mãos, fotografando a natureza.
Isso me fez pensar também que no Brasil a gente não faz muito isso. É meio irônico, porque a gente se julga o país com as maiores belezas naturais do mundo (aliás acho que isso faz parte do nosso complexo de vira-latas, como a gente na verdade se acha inferior, usa desses mecanismos de defesas dizendo que tudo no Brasil é o mais belo e maior, a melhor natureza, as mulheres mais belas, o povo mais criativo, o melhor futebol, aquela lenga-lenga toda...) mas bem, se a gente gosta tanto assim da nossa natureza, porque a gente não sai, fotografa, vai aos parques, tenta visitar a amazônia ao invés de todo verão ir para a mesma praia, ou todo carnaval para a Bahia, enfim, não sei. Quando a gente vem morar fora, a nossa cabeça começa a pensar em um monte de perguntas sobre nós mesmo e nosso país, mas infelizmente, nem sempre ela pensa nas respostas... Bem, tudo o que sei é que, como eu já disse aqui, adoro o outono, e nas fotos vocês podem ver um pouquinho do porquê.

3 comentários:

Unknown disse...

Cabeção!
Dói meu coração quando eu passo aqui e vejo as notícias. O que importa é que você tá feliz.
Faz falta aqui demais, principalmente seu chocolate-quente. Não esquece dessa amiga aqui não, tá?
Mora no meu coração pra sempre.
Lindas as fotos. Virou fotógrafo???
SAUDADES! Beijão, Lu.

Syahrul disse...

nice place

Koběluš disse...

Belas fotos,
acho que apreciar a natureza não é coisa de brasileiro. Além disso agente acaba correndo o risco de ser assaltado se estivermos tirando fotos por aí.
Sempre que eu posso saio tirando foto de tudo, mas geralmente a bateria não dura um dia...
mas essas "Feuilles Mortes" deram moh visual
abraço