terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sobre parlamentares e guitarras





















Há coisas que só existem no Japão. Hoje eu tinha de apresentar um seminário sobre a minha pesquisa. Bem, depois de anos dando aula, falar em públicio não é bem a coisa que mais me tira o sono, mas falar em público em japonês requer sim um preparo especial. Eu ia falar sobre a educação no Brasil, e também um pouco sobre o Brasil em si, e me peguei precisando saber como falar parlamento em japonês. Em português e inglês, por razões que desconheço, chamamos o parlamento japonês de Dieta e Diet, mas por aqui eles não têm a mínima idéia do que é isso, então fui ao dicionário. Bem, no dicionário descobri que parlamento em japonês é gikai, mas isso não foi o que mas me chamou atenção. O que mais me chamou atenção no dicionário foi uma palavra logo abaixo, que achei por acaso, "bunkiozoku", cuja tradução é "membros do parlamento com interesse especial em educação."
Vejam, essa é mais uma das coisas que só existem no Japão. Aliás eu ando percebendo que que o lance da educação aqui é mais em relação ao ambiente do que escolas ou técnicas em especial. Tudo aqui tem de ter alguma coisa com educação, estudo, estudante, essas coisas. Em kyoto há várias ruas que têm nomes assim, tipo rua do estudante, rua do estudante tal, rua da sabedoria disso, essas coisas. Eu fico imaginando o dia em que a língua portuguesa vai ter uma palavra especial para "membros do parlamento com especial interesse em educação." Gostaria de viver para ver isso, mas sinceramente não acredito que isso vá acontecer. Por enquanto temos de nos contentar com o fato de que temos duas palavras para "membros do parlamento com especial interesse em dinheiro." As palavras são deputado e senador.
Outro dia tava andando na rua e vi essa guitarra rosa da kitty alguma coisa. Isso é outra coisa que só tem por aqui. É que eles têm o segundo mercado do mundo, e um gosto um pouco diferente. Então as principais marcas desenvolvem produtos exclusivamente para o público japonês. A caterpillar faz umas botas estranhas, a gap têm umas roupas bemmmmm diferentes, e até guitarras "kawai"que quer dizer "gracinhas" são produzidas... No caso aí a guitarra não é uma qualquer, é uma fender. Sim, para agradar aos japoneses a fender faz uma guitarra rosa, com o desenho da Kitty e tudo mais. É o poder da grana, que só tem quem também tem o poder da educação.

PS: Enquanto escrevia esse post recebi pelo correio uma caixa do Brasil contendo: 5oo gramas de café "sabor da fazenda" 500 gramas de doce de leite "real" e um pacote de paçoquinha mini. O irônico da coisa é que quando vi o fundo da caixa da paçoquinha me deparei com a descrição do produto em japonês! É aqule negócio, eles vendem carros pra gente e a gente paçoquinha pra eles! Mas essa caixa bem que chegou em boa hora... Remetentes? Sarah , Ruth e Samara R! Besos e arigatô!

PS2 Ruth, Samara e Sarah. No post acima havia escrito o nome e o segundo nome de todas vocês, mas resolvi que era muita ingratidão fazer isso com quem me presenteou com um pacote tão doce...


Respondendo:

Kobelus: é verdade, você tá livre do grupo dos pidões.

Rafael: É, você também está livre....

Larissa: Bom, você foi a primeira pedinte, mas é verdade que também é uma das comentaristas mais constantes!

3 comentários:

Koběluš disse...

fala sério!!
"Como estragar Fender Squier?"
seminário em japonês? sinistro
Nunca intendi por que o dia do trabalho é feriado...

Ontem eu estava vendo CQC e eles falaram que a CPI que investigava a máfia dos cemitérios (na qual a empresa Boa Esperança tinha o monopólio dos cemitérios do DF e desaparecera com vários corpos já enterrados).
O engraçado é que o relator da CPI alegou que não foi em nenhuma das investigações nos cemitérios por ser cadeirante. E que as pessoas que estavam ã frente da CPI foram afastadas e quem entrou na investigação foi a dona da Boa Esperança!

abraço sensei

Unknown disse...

Menino! E não é q eu vi tudo escrito em japonês atrás da paçoquinha e mostrei para as meninas? Só faltava essa! Aí fiquei com medo de não ser surpresa e q vc estaria comendo uma qdo estivesse abrindo o pacote!
Ainda bem q vc está no interiorrr!
Com certeza eu gostaria de estar no pacote, para visitá-lo aí, mas a caixa q arranjaram era pequena... Quem enfeitou a caixa foi sassá, achei bem legal tb!
Bom, como eu disse no e-mail, essa caixinha é para vc saber q é querido e q a gente pensa em vc aqui, viu? Estamos com saudades e a "supresinha" atenua um pouco a falta q vc nos faz, pq nos fizemos presentes aí, hehehehe!
Beijocas!

Unknown disse...

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
ainda bem que vc gostou da surpresa...
graças a Deus q vc tirou o nome todo da minha pessoa do seu comentario...
e saudades bombando!!!
vou descobrir o que houve nos correios e depois te falo ta!?!?!?
bjks!!!