terça-feira, 21 de outubro de 2008

Alagado


Boas. Vejam vocês o que me aconteceu neste fim de semana. Não sei por que cargas d'agua resolvi, de sábado para domingo, pegar o meu futon (colchão japonês) colocar no chão e dormir no chão mesmo. Percebe que este não é um comportamento normal, eu não faço isso todos os dias, devo ter feito umas duas vezes desde que aqui cheguei, pois bem, nesta noite de sábado para domingo resolvi fazer novamente.
Dormi como um anjinho até umas três da manhã, quando um estranho sonho me pertubou. Eu sonhava que estava afogando. Logo eu, um exímio nadador, que quando criança fui o sétimo lugar nos 50 metros rasos para seis pessoas. Acordei atordoado, e quando dei por mim, o quarto estava alagado. Houston we have a problem.
Durante a noite o meu aquecedor resolveu vazar água, e foi vazando a noite toda, e alagando todo o carpete, até chegar no futon em que eu dormia como um anjo. Quando eu vi aquilo tudo molhado, levantei assustado e pensei "Putz que M. que eu faço agora?"Bom, a primeira providência era tentar parar o maldito vazamento, só que eu não tenho ferramentas aqui no Japão. Mas a falta de ferramentas não ia me deter. Afinal eu não sou um japonês ou um gringo bobo, sou brasileiro nato, um rapaz latinoamericano sem dinheiro no bolso e vindo do interior (afinal Brasília é interior) e assim sendo deixei fluir o meu lado mais rústico. Na parte inferior do aquecedor havia algo parecido com uma tampa, e eu pensei, "tenho de arombar essa josta" e comecei a chutar. Como os chutes não estavam dando muito efeito, haja vista o fato que eu estava de pés descalços, eu peguei a frigideira, uma faca e, lembrando os melhores momentos de McGiver abri a maldita tampa no tapa.
Depois de tê-la aberto, deparei-me com dois registros, um vermelho e outro preto, e me recordei dos bons filmes policiais, onde há dois fios a se cortar, e em se cortando o errado tudo vai pelos ares. Bem, respirei fundo. Decidi que o registro preto era o registro a ser fechado. Comecei a fechar o registro preto, primeiro cuidadosamente, depois com a pressa dos alagados. Depois que terminei de fechar o registro preto, verifiquei que havia fechado o registro errado, o vazamento continuava. Ainda bem que não era uma bomba... Fechei o vermelho e estanquei o vazamento. Agora era só computar o prejuízo.
Alguém uma vez disse que pobre é fogo, vive dizendo que não tem nada mas quando a chuva vem reclama que perdeu tudo. Bem, eu não tenho nada mesmo, então não perdi nada. Mas o carpete ficou alagado. E eu perdi uma noite de sono. E eu quebrei o aquecedor. Como estou morando no Japão, resolvi tentar fazer os meus direitos de consumidor!
O maior problema de fazer valer os seus direitos de consumidor no Japão é reclamar em japonês. Há de ser incisivo, sem ser rude, há de se fazer entender que não está contente com um sorriso nos lábios. Liguei pra a empresa que administra o condomínio e falei que havia saído água do aquecedor. Acho que a atendente não confiou muito no meu Japonês, pediu para que eu aguardasse até segunda para que eles pudessem mandar alguém e verificar o que tinha acontecido. Na segunda eles mandaram dois senhores que deram o veredito: trocar o aquecedor e o carpete, uma semana fora do apartamento. É claro que eu não tenho de pagar por nada disso, e é claro também que a administradora me arranjou um outro apartamento, maior que o meu, para que eu passasse essa semana. E é claro também que eles me pediram mil desculpas. Pediram tanta desculpa que eu pensei "hum, talvez eu possa lucrar mais com essa história." Fui até a universidade e reclamei com a senhora responsável pelos estudantes estrangeiros. Ela ligou para a companhia e disse que se desculpar somente não era suficiente. Eles disseram que vão pensar em uma maneira de me recompensar pelo trauma e transtorno. Ficaram de me ligar essa semana para dizer como.

Um comentário:

Koběluš disse...

hauahauahuahaua,
pelo visto vc tá precisando ir mais ao cinema..."sempre corte o fio vermelho"
Impressionanate que até o seu aquecedor é rubro-negro, ohh raça de víboras

ahhh, terminei o "Revolução dos Bichos", muito bom, tirando o final que eu esperava que não acabasse tão filosófico. Achei que ia acabar com um fim trágico e o burro contando a história pors netinhos, hauhauhau. Agora vou me dedicar ao "Crime e Castigo"

Po cara, acabou que saiu no lucro com esse sonho de afogamento

abraço