sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O mundo 5.0

Paulo Coelho é um sucesso. Ontem comemorou cem milhões de livros, isso mesmo, cem milhões de livros vendidos no mundo. Eu confesso que tinha um certo preconceito com o autor. Nunca tinha lido mas, pelo que via, não gostava. Para remediar isso, fui ao blog dele e li trechos dos best sellers além de considerações que ele faz para o blog. Agora, mais aliviado, posso dizer que não há preconceito, eu simplesmente não gosto mesmo.
Agora que ele é um sucesso , isso é. Foi o único autor brasileiro que eu já vi traduzido por aqui. Fora isso, todos os estudantes internacionais, seja da europa, oriental, ocidental, Rússia, E.U.A, Índia, todo mundo sabe quem é Paulo Coelho. Aí eu me pergunto, por que cargas d'agua esse cara é tão famoso?
Eu me arrisco a dizer que ele acerta ao se comunicar com as massas, e as massas estão, cada vez mais, da média para baixo. Eu acho, e veja bem, é achismo mesmo, pura opinião de alguém que não vai mudar em nem um penteleonésimo a fama e a fortuna de Coelho, que é exatamente porque é pior que ele vende mais do que João Ubaldo Ribeiro, para mim o melhor escritor brasileiro ou António Lobo Antunes, para mim o melhor escritor da língua portuguesa hoje.
Eu vou além e me atrevo a sugerir o mesmo raciocínio para a política. Aí é que eu acho que mora perigo para o famoso Barack Obama. Ele fala bem, é inteligente, cursou Harvard, ou seja, tá um pouco acima da média. Aí quando o americano médio vai pensar no seu voto e vê o Obama, ele simplesmente não entende. Sem falar no racismo é claro. Na hora da pesquisa, sim, eu voto no negão, mas no secreto do voto o racismo secreto também pode se mostrar.
Mas enfim, Paulo Coelho está aí, conhecido no Japão e no mundo,e cheio da grana (imagina se ele ganhou só um real por cada um dos cem milhões de livro que vendeu). Pelo menos, bem ou mal, tá difundido a leitura, o hábito de ler. É melhor comer mal do que não comer. falando nisso...
Olha só o mundo em que você vive, o Bush deu 700 bilhões para salvar empresas milionárias, que no fim de semana já estavam fazendo festas regadas a champanha e caviar. Enquanto isso, como você pode conferir nesse vídeo da BBC, http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/7444753.stm a galera continua a morrer de fome. Para quem achava que isso já tinha acabado no mundo, tá aí, tapa na cara da gente. Desculpa que o blog saiu assim, meio sério demais, mas depois de ter visto esse vídeo hoje, não deu vontade de mais nada, só de pensar, putz, esse é o mundo que a gente tá criando?





3 comentários:

Unknown disse...

É David... ler Paulo Coelho não é mole não...Pior é aguentar os seus leitores que acham ser "intelectuais"!!! Aí é fogo!!!!
Beijão

Koběluš disse...

Pois é sensei,
Paulo Coelho é sensação!
O cara é um dos brasileiros mais famosas do mundo e atualmente o maior representante literato(pelo menos pros gringos) do Brasil. É meio triste a gente ver que Jorge Amado e Machado de Assis não são mais referencial de literatura brasileira, e que Coelho e Pitangui nos representam lá fora.
Cara, tentei ver aquele vídeo da Etiópia, mas foi difícil.
Imagina 700 bilhões pra um país desses, caraca.

Abraço David

t. disse...

que raça brilhante permite - não se importa - que esse tipo de situação perdure?
Muitas vezes eu me questiono essa so called superioridade...

e quanto ao paulo coelho, me disseram uma vez algo que faz sentido: ele escreve basicamente as mesmas coisas. sempre. quem lê UM livro, corre o risco de achar legal até, mas se vc tem essa vontade por mais, meio que uma "transcendência literária", vc simplesmente não CONSEGUE ler outro livro dele sem morrer de tédio. e como sempre, a maioria se satisfaz com o medíocre.