quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia do professor



Boas. 15 de Outubro, dia do professor. Sou professor e normalmente odeio falar sobre o assunto, mas enfim, hoje é dia. Então vamos lá.
Há uns dois meses atrás uma empresa de consultoria gringa, a Mckinsey & Company, soltou uma avaliação sobre educação no mundo. A afirmação que chama atenção, logo de saída, é "The quality of an education system cannot exceed the quality of it's teachers" traduzindo "a qualidade de um sistema educacional não excede a qualidade de seus professores" agora traduzindo para o português telecurso 2000 "ninguém pode dar o que não tem."
Escrevo isso porque li, em três jornais diferentes, três governos diferentes (São Paulo, Brasília e Minas Gerais) encherem o peito para contar como estão modernos porque introduziram a meritocracia no sistema educacional; os professores que trabalharem em escolas que mostrem avanços ganharão bônus, grana, bufunfa.
Ora, é óbvio que isso é bom. Mas quando bônus vira política educacional, é porque alguma coisa está errada. Bônus está para e educação como a operação tapa buracos esteve para as estradas do país, funciona por um tempo, fica bonito por um tempo, mas se não reformarem as estradas não adianta nada. E quais são as estradas do sistema educacional?
Uma delas, talvez uma das principais, é o professor. Exatamente pela frase acima citada, "ninguém consegue dar o que não tem." Professores medíocres, dificilmente conseguem inspirar alunos, e sem inspriração não há aprendizagem. O professorado é artesanal, ou seja, vai sempre depender da figura do professor-artesão, por mais que haja tecnologia e avanços, é profissão, não é emprego, se não há vocação, paixão, nada feito. Para ser professor, não se pode ser medíocre. Um professor medíocre dificilmente consegue produzir uma educação de excelência. Mas o professor bom não é aquele que sabe tudo. Quer saber a que horas se deu a independência do Brasil? Vai no google. Eu mesmo não sei. Ninguém sabe tudo. Ninguém sabe nada. Fazendo uma comparação gastronômica, bom professor não é aquele que enche a barriga do aluno, mas sim aquele que faz o aluno ficar com fome. Porque quem tem fome vai sempre procurar comida.
O problema é que, eu tenho de admitir, o sistema tem alguns tantos professores medíocres. Eu, que sou professor também da rede pública do DF, já trabalhei com professores que não conseguiam concordar o verbo com o sujeito. Isso porque os salários, que no caso do DF são os mais baixos do governo, não atraem os melhores. Concurso para professor deveria ser o mais difícil. Contudo, para ser difícil, precisa atrair os melhores, que hoje se sentem pouco estimulados pelos salários. Portanto, precisa sim aumentar salário, e bônus não é salário. Só que aumentar salário não basta, porque para ser professor ser apenas um "ótimo especialista" não é o suficiente, é preciso ter caráter. Bom caráter.
Outras profissões prescindem do bom caráter. O sujeito pode ser um bom advogado e um cachorro sem escrúpulos (dizem até que no caso dos advogados esses são os preferíveis), um ótimo médico e um mau caráter, mas professor não. Isso porque o professor está exatamente ajudando a formar caráter. A educação precisa de caráter.
Talvez essa seja uma das grandes dificuldades que os políticos têm em fazer políticas que realmente melhorem a educação. Ouço aqui no rádio, enquanto escrevo, que os deputados distritais do DF estão bolando um jeito de aumentar suas verbas de gabinete de setenta e oito mil reais para noventa e oito mil reais, sem criar forte rejeição da opinião pública. É isso. Esses nunca vão fazer nada de real e estrutural pela educação, porque como disse, educação precisa de caráter. Vão no máximo exibir em seus programas eleitorais, cheios de orgulho, o fato de terem criado bônus de dois salários e meio para professores.

PS: Correndo todos os riscos, resolvi blogar uma foto minha em sala de aula. Créditos a Thaís Batalha que estava lá para fotografar o mico.


Respondendo:

Rafael: Pô legal, mas não fica tanto tempo afastado não!!

Tay: Anotado, falarei sobre a reforma ortográfica!

9 comentários:

Koběluš disse...

Caramba David,
vc continua se vestindo de mulher!?!?
Desse jeito a Marta Suplicy vai te chamar de biba mesmo.
Ontem eu entrei no seu blog, mas fiquei com preguiça de ler...
Dia do professor. Parabéns sensei, vc foi um dos meus melhores professores e tenho muito orgulho de ter sido seu aluno.
Parece que como aluno você está retribuindo as dores de cabeça dos seus antigos alunos...

Com relação aos seus comentários políticos sobre educação, eu sou meio partidário do Cristovam Buarque. Acho que a educação é o único jeito desse país ir pra frente. Coisa que o Japão, por sinal já descobriu depois da guerra.

Parabéns pelo seu dia e lembre-se: você também é um aluno.
Abraço sensei

Sarah Nogueira disse...

Parabéns, Deividi!!! E vc tem razão. Só com avanços na educação a gente vai, de maneira verdadeira e definitiva, avançar nas demais áreas.
E professor tinha q ganhar muuiito bem. Qdo eu estiver no poder isso vai mudar....
Beijos

Unknown disse...

Professora David,
Graças a Deus q essa foto ridícula não foi tirada no Japão, fiquei aliviada...aff!
É bom saber q vc é uma professora diferente,não está no mesmo saco. Eu sei q além da inteligência privilegiada, vc se esforça em melhorar mais, não é à toa q está aí, longe de nós, mas buscando mais um diferencial... Professoras assim é q o ensino brasileiro precisa.
Beijo no cuerpo, fofa!

cinduca disse...

Parabéns David!!! Você é professor que faz!!! Pena que nosso governo não dá o devido valor à educação. Mas nós confiamos no seu taco, visto q vc tem feito diferença. Estamos orando por vc e ansiosos pelo seu retorno. Beijos, Tios Nogueira e Vera.

Thaís Batalha . disse...

Um dia, quando eu for elogiada por ser uma boa professora, eu vou poder dizer: Tive bons professores também, e se estou onde estou, devo isso à eles!
Obrigada PROFESSOR David, você É um exemplo para mim!
Beijos
Obs: Obrigada pelos créditos! ;D

t. disse...

husahusahuasuas
uau! quanto tempo eu n via essa foto! tinha um bucado delas, mas acabei perdendo... droga. nada de chantagem no futuro ¬¬

t. disse...

ps: parabéns pelo dia dos professores.
vc faz parte da minoria que merece esse título.

Fulô disse...

DEIBIDO SAN!!!
Parabens pelo seu dia!!
Quando voltarmos ao Brasil, temos a missão de construir uma educação de caráter pra que possamos dar inicio a uma longa e dura jornada de tornar o Brasil um pais um pouco mais decente.
Boa sorte pra gente!
E pra essa foto: fiu fiu David!!!
hahaha
Beijao, Lulu Lupiano.

Unknown disse...

Poxa viida, que saudades desse tempo aí! Feliz dia do professor, David! atrasado, mas tá valendo né? :)
que você melhore cada dia mais e saiba que você é ótimo! o melhor professor que eu já tivee :D