quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A arte de vender o peixe (ou o morcego)







































Boas. As fotos aí em cima são um bom exemplo de uma arte que é cada dia mais necessária hoje em dia: a arte de vender o peixe. Vejam vocês que um belo dia, andando por um desses tantos cantos do Japão, deparei-me com um super anúncio. O anúncio era sobre a caverna em questão, uma das "melhores cavernas do Japão" onde o visitante poderia encontrar "uma imensa variedade de morcegos" era o "lar dos morcegos" isso e aquilo. Eu não me impressionei muito, mas estava viajando com gringos e o problema de se viajar com gringos é que para eles todas essas bestagens são coisas fenomenais, e aí o pessoal que tava comigo quis porque quis entrar.
Eu não me animei porque na fazenda do meu avô, a famosa "barriguda", quando era eu ainda menino-buchudo, dormia-se na rede com os morcegos fazendo vôo rasante nas nossas cabeças. Quando perguntávamos para ele o que era aquilo, na esperança que ele dissesse "é nada não, só um passarinho", ele retrucava "é nada não, é só um morceguinho..." a conversa prosseguia, "mas vô, morcego é perigoso..." e ele "esses daqui num fazem nadinha, só comem frutas" (para o meu avô nenhum animal na fazenda era capaz de fazer alguma coisa de mal, assim como nenhuma fruta, por mais preta que estivesse, estava estragada.) Veja, quando se é criança, o único morcego amigo é o batman, o resto quer pular na sua jugular e chupar o seu sangue, de maneira que batia um medinho dos morcegos. Mas depois de um certo tempo acostuma-se, e agora eu realmente não vejo o porquê de se pagar para ver morcegos, mas sabe como é gringo, paga para ver até formiga, de maneira que lá fui eu visitar a famosa caverna dos morcegos. Aí é que entra o empreendimento japonês.
A dita caverna é uma caverna normal. Não se vê nenhum morcego, afinal seria perigoso para os padrões japoneses de segurança e higiene. (ah se eles conhecessem a barriguda...) Pode-se ir até um certo lugar, onde há um portão com uma tela bem fininha e os japas ficam contentes da silva em saber que, dali para diante, há morcegos. É claro que para entrar na caverna o visitante ganha um capacete com a figura de um morceguinho bonitinho, para entrar se passa por uma catraca eletrônica igual a do metrô (isso mesmo, na entrada da CAVERNA), mas o que me impressionou mesmo foi ver, dentro da caverna, esse anúncio luminoso com o mapa da caverninha e todas as informações. Ou seja, com infra-estrutura, os caras fazem dinheiro explorando o nada!
Aí é que eu digo, a arte de vender peixe (ou o morcego). No Brasil há zilhões de lugares maravilhosos, mas o povo não sabe vender o peixe. Só para comparar de leve, coloquei por último uma foto de uma "placa" da chapada dos veadeiros em Alto Paraíso. Um lugar cem milhões de vezes mais interesante do que a caverna dos morcegos, mas sente o nível da infra-estrutura, com a placa anunciando : "çaltu proibidu na cachoeira por amor atenda ao giha" Nessas horas é que a gente pensa, ó Deus meu, porque nos desamparastes?????


RESPONDENDO:

Kobelus: é verdade, o mapa do Japão, eles falaram isso. Mas eu não vi o filme não, e se tivesse visto mentiria dizendo que não vi, pô bixo, Karatê Kid 3???

4 comentários:

Anônimo disse...

David!!! Preciso da sua assinatura!!! tem como vc me madar???????? Esqueci como faz e acho que não tenho em lugar nenhum....... Bjos

Unknown disse...

Vou falar quanto ao jardim de pedras.... Fiquei mais tranquila em ver que vc não está tão zen...Afinal o "espírito de porco" continua em vc mesmo que seja para bagunçar o jardim de pedras...

Unknown disse...

como assim??!?!
tudo isso por causa de uns morcegos??!??!
David qdo vc voltar nós faremos da Barriguda um grande centro de lazer aos gringos para eles visitarem e observarem os morcegos...
pense...
vamos ficar ricos!!!
certeza que meu pai va concordar!!!
bjks

Koběluš disse...

é cara, esse é o meu país!
Eu acho que o que falta pro brasileiro não são idéias, falta mesmo é uma mente empreendedora.
Lá no Rio eu cansei de ver grupos de no máximo três pessoas tocando um samba pra gringo na praia e tirando mó nota(e na verdade eu já maquinei essa idéia diversas vezes).
Cara, se o povo só com um cavaquinho e um pandeiro consegue tirar um bando de notas de 50 dos gringos, por que que em lugares tão paradisíacos no Brasil a população não consegue tirar um por fora???

Pois é cara, "Karate Kid 3". Não recomendo se você não tiver estômago forte!

abraço sensei