quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Definições


Boas. Hoje, 1o de Outubro, é oficial: minhas férias se acabaram. É bem verdade que eu só vou ter aulas mesmo a partir da próxima semana, contudo cá estou, em Otsu, meu lar, depois de tanto rodar por este Japão. De todas essas viagens ficaram muitas fotos e algumas teorias, que reparto com vocês. A primeira teoria que me veio durante essas viagens foi sobre o que é o Japão. Bem, o Japão é uma ilha, disso sabemos todos, e quando eu era pequeno fizeram-me decorar que uma ilha era uma porção de terra cercada de água por todos os lados, digo era porque me parece que os geógrafos já mudaram essa definição, mas a mim pouco importa, fico com a definição antiga. Pois se uma ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados, o Japão é um grande trilho de trem cercado de terra e água por todos os lados. Sim amigos um imenso trilho de trem que liga o país de ponta a ponta, isto é o Japão. Pelos trilhos do trem se pode conhecer tudo o que há para se conhecer por aqui. Através dos trilhos do trem as paisagens do Japão parecem não se alterar, as estações, todas iguais, dão a sensação de que a viagem foi inútil e não se saiu do lugar, mas isso é porque os japoneses se sentem desconfortáveis com o diferente e não previsível, o trem sai do lugar sim, e nos leva a todos os lugares. O porquê de ser o trem o maior meio de transporte por essas bandas é conhecido por todos; o trem é barato, seguro, rápido e não polui. Então a pergunta é inevitável: porque no Brasil não há trens? Bem, as respostas são muitas e não as quero debater aqui, afinal este blog é sobre o Japão e não sobre o Brasil.
A outra coisa que eu percebi por cá, é uma teoria por mim formulada e só por mim acreditada: a teoria do clima único. Se você pegar um trem em um dia chuvoso no extremo sul do Japão, vai viajar o tempo todo em um dia chuvoso e vai desembarcar no extremo norte, acreditem, em uma noite chuvosa. Eu assisto aqui aqueles programas que mostram como será o tempo amanhã, com diferentes previsões e temperaturas paras as diferentes regiões e cidades, mas sei que é tudo enganação, mentira. Conversa para Japainglês ver. O dia, se for chuvoso, o será em todo o Japão, se for de sol, idem. Eu, nascido e criado em Brasília, que já vi e revi imensa sucessão de chuvas e sóis no eixão enquanto se cruza as asas norte e sul, estranho um pouco isso. Sabe como é, brasileiro que é brasileiro está acostumado mesmo é com grandes diferenças, de clima, de gente, oportunidade, dinheiro e é claro, de tempo.
Por falar em tempo, o outono chegou, com ele o friozinho. Outono é sinônimo de fim, e esse outono marca meus últimos seis meses aqui no Japão, ou melhor, nesse trilho de trem, cercado por terra e água por todos os lados. Depois é Brasil, país em que nasci mas para o qual ainda não consegui bolar nenhuma boa definição. É que é difícil definir um país que ainda não se definiu.


Respondendo:

Kobelus: Pois é, cada um no seu quadrado...

Tatá: Sei, vc. só se interessou pela Índia agora por causa da novela, fala a verdade!

Esdras: Idem. (Sacou? Vi o vídeo de vocês na cultura)

5 comentários:

Unknown disse...

Pois é...Que bom que vc já chegou a essas definições em tão pouco tempo de vida por aí...
Enquanto isso, continuo por aqui, sem conseguir entender ou mesmo definir o que se passa no "meu mundinho".

Thaís Batalha . disse...

Que novela? Ok, vou ignorar o fato de você no Japão saber mais de novela brasileira que eu. kkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Daviiiid! ainda lembra de miim? é, sei que estou meio sumida, mas não esqueci de você, o problema é que eu tô tão cheia de coisa no colégio e tô fazendo exatas também, aí eu fico meio sem tempo :x
desculpa pelo sumiço! :)
prometo que vou visitar seu blog mais vezes, mas então, você tá fazendo faalta! tipo, um ano já se passou :\
volta loogo! :*

Koběluš disse...

e ai sensei,
é cara eu sempre achei meio duvidosa essa definição de ilha, ainda mais por ter exceções com a Groenlândia.
Mas o tempo de Brasília é estranho mesmo, quando eu cheguei aqui me surpreendi ao ver chuvas me acompanharem.
Aproveite muito esses últimos meses! Tire muitas fotos!
Pô bixo, até o trilho de trem daí é bonito.

abraço

Unknown disse...

Oi, Dindinho! Qto tempo não venho aqui, né? Mas, com os e-mails dos primos, resolvi espiar de novo!
Vc lembra do arroz grudento da Luzia na Barriguda? Será q passou japonês por lá?
Qto aos trilhos, o PAC de Lula quer deixar adiantada a construção dos trilhos em algumas coordenadas do nosso Brasil-varonil. É ver para crer.
Beijos de saudades,
Ruth