quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Brasil: um bando de japonês jogando futebol


Boas. Uma coisa me tem intrigado aqui no Japão: a falta de porradaria no futebol. Para quem está acostumado a jogar futebol, uma das coisas que não pode faltar em uma boa pelada são lances polêmicos, discussões e um tostãzinho aqui e acolá. Pois bem, a cada segunda feira eu tenho de me controlar, porque aqui não se discute para nada no jogo de futebol. Para começar, se faz uma roda, e na respectiva ordem, cada um fala seu número, 1, 2,3, 1,2,3,1,2,3 e assim os número um se juntam com os números um, dois com dois, e assim, por diante. No Brasil a porrada já come na escolha do time, uns chegam com a panelinha formada, outros reclamam que fulano só escolheu os melhores, aqui, nada.
Depois, durante o jogo, não há lance polêmico. Quer dizer, que há, há, mas não existe a polêmica. Se você acha que foi gol, foi gol, se você acha que foi falta, foi falta, e se passam duas horas de futebol sem uma reclamaçãozinha sequer. Segunda feira aconteceu um lance em que o outro time começou o jogo e fez um gol quando a gente ainda estava colocando os coletes, eu fiz menção de reclamar mas olhei para os meus colegas de time e nada, todo mundo aceitou o lance sem problemas... Essa falta de uma maior "calor" no jogo ainda acaba comigo.
É ruim porque uma das razões que nos impulsiona a paraticar o esporte é exatamente extravasar. Só que aqui não há muito espaço para isso. Aí eu penso, será que é por essas e outras que de quando em vez um maluco resolve extravasar e mata dez no metrô, corta cabeça de quinze não sei onde, será que é culpa do futebol? Hum, aplicando o raciocínio ao contrário, será que no Brasil, onde a porrada come solta no futebol, se tem uma nação mais pacífica? É, é isso, porque extravasamos no futebol somos um povo pacífico, eureka!
Bom, o problema é que não. O brasileiro é um dos povos mais violentos do mundo. Basta ver as taxas de criminalidade. Essa balela de povo da paz é conversa pra brasileiro ver. Nós somos é do sangue. Só que a nossa violência a gente volta contra o povo mesmo. Imitando nosso presidente, e fazendo uma analogia futebolística, é briga de mesmo time, é povo contra o povo. Tá indignado com a saúde pública que é uma vergonha, briga no trânsito. Tá com raiva porque vive numa rua feia sem iluminação e cheia de esgoto, assalta alguém no ônibus. Tá revoltado com o deputado que é corrupto, corrompe o policial pra se livrar da multa. Tá com raiva que o salário não dá até o fim do mês, quebra a perna de um no futebol! Se a gente canalizasse essa raiva toda pro lugar certo, sai de baixo, não ia ter um corrupto pra contar história...
Então tá, minha teoria não funcionou, a gente é violento no futebol e no dia a dia. A gente só não é violento mesmo pra exigir o que é nosso por direito, pra ser cidadão. Nessa hora nós somos mesmo é um bando de japonês jogando futebol.

PS: Ah, assisti hoje ao último debate dos gringos. O Lula vai gostar do McCain, que disse que vai abolir as taxas de importação do etanol brasileiro. Única menção em todo o debate ao Brasil. O resto era colômbia, venezuela, Iraque...Dessa vez tiveram pena do velhinho e fizeram o debate sentado. Acho que de tanto assitir a debates estou virando especialista. Por exemplo, o Obama diz muito a frase "eu concordo com você nesse ponto" au acho que isso não é bom. Se concordar, fica calado. Outra coisa é que ele gagueja um pouco pra começar a falar parece um pouco aqueles carros a alcool de antigamente. Mas que o Barack é bem melhor do que o McCain, isso é.


Respondendo:

Kobelus: Bem, a roupa da foto anterior é só para fins didáticos...

Sarah: Espero que você assuma o poder logo!

Ruth: Gracias, por todo! E como dices, besos en el cuerpo!

Tia Vera: Obrigado por aocmpanhar o blog!! Beijão.

Tatá:Obrigado você, e os créditos são obrigação...

Tay: Obrigado. Alunos como vc. nem precisam de nós, professores.

Lulu: Hum, como estão as coisas em Winnipeg? Tem de pelo menos aprender a esquiar hein!



3 comentários:

Koběluš disse...

É cara,
jogar bola aí deve ser um saco!
O bom do futebol é a zuação, a malandragem e essas coisas que irritam o adversário e deixam ele com raiva, esquentando os ânimos.
Nem no futebol de igreja saí tudo bem...
Mas é a mais pura verdade: agente só sabe extravasar nas horas erradas, quando é pra reivindicar alguma coisa dos políticos são poucos os que ficam meio dia ao sol, em plena Praça dos Três Poderes.
Não sei se você viu o vexame da seleção ontem. Em pleno Maracanã, 0x0 com a Colômbia. O Lúcio tava bufando de raiva.
Ainda não entendo o porquê dos técnicos do Brasil confiarem em pessoas como Elano, Gilberto Silva, Josué e principalmente Robinho, para representarem o Brasil no futebol. A Globo conseguiu botar na cabeça dos técnicos que o Robinho consegue jogar pela seleção.
Pelo menos ontem eu pode rir ao ver os cariocas, meu povo, xingarem o Robinho, que dias antes foi homenageado. hahahaha

É a vida, futebol no país sem mistura com política, exemplo disso é o Lula com seus discursos que expressam seu descontentamento com a seleção e o Corinthias.

abraço sensei

Unknown disse...

Fifinho fofo,
Por favor, querido, muda os japoneses, caramba! Vc já tá absorvendo demais! Qdo chegar aqui, vai tomar tanta taca no futebol q tô até com pena... Ensina uns palavrões básicos e começa a gritar, q contagia, pode acreditar. Confiamos em vc!
Beijo, japonego( adorei essa da Samara)
ps. Mudando totalmente de assunto: falei com a Heidi e se tudo der certo, vou visitá-la em Janeiro!

Unknown disse...

realmente, a gente extravasa nas horas erradas e às vezes acaba descontando em pessoas que não tem NADA a ver com a história e vira um círculo vicioso porque essa pessoa vai descontar em outra...
tomara que um dia a gente aprenda a reclamar pelas coisas certas, por isso que eu quero fazer Direito, pra mostrar pras pessoas que elas têm direitos que devem ser respeitados assim como devem cumprir as leis, além de lutar contra todas essas imundícies que existem no nosso país, eu não vou mudar o brasil, mas pelo menos vou fazer a minha parte :D