quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O jardim de Pedras


Há coisas que, por mais que tente, não consigo entender. Uma delas está aí ao lado: o jardim japonês. Esse jardim japonês estilo ZEN fez fama no mundo todo. Se você sair de sua casa agora vai encontrar uma minuatura desse jardim no extra mais próximo. Este aí do lado é o pai de todos, o mais famoso, o mais fotografado o mais ban ban ban. Fica em um templo budista muuuito famoso, aqui do lado em Kyoto.
Pessoas vêm de todo o Japão para conhecer esse jardim Zen. Há vários calendários com fotos deste jardim em todos os ângulos. Amigos, quando eu fui a este templo e em momento de meditação, sentei-me e contemplei este jardim por alguns minutos eu vi: isso é só um monte de pedras. Sinceramente, não consigo entender o que há de tão especial nessas pedrinhas. Eu li, pesquisei, vi que as pedras estão colocadas de maneira tal que, de qualquer ponto, é impossível vê-las todas ao mesmo tempo, fazendo uma analogia ao conhecimento que nunca é completo mas, mesmo assim, não consegui ver nada além de um monte de pedrinhas com algumas pedronas. Há quem diga que acalma, sei não, a única coisa que eu senti contemplando esse jardim foi uma vontade danada de correr e bagunçar essas pedrinhas...


Chris: Você não está fazendo o chá verde corretamente. Pelo seu relato percebi que tá muito forte. É só um pouco de chá, e você deve colocar água quente mais de uma vez. A cor tem de ser um verde clarinho. Nessas condições o chá é delicioso, além de saudável!

Kobelus: Respeito sim...... E a segundona vem aí, DE NOVO hehehehehe!

Tatá: É , pode ser... tô esperando hein!

Sarah: Nem tanto, nem tanto...

Lu: Ah, uma boa feijoada!!!!!!!!

Um comentário:

Koběluš disse...

huahauhau, vai achando cara!
Esse ano só o vasco cai!
"Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos"
(Nelson Rodrigues)

Cara, pelo meu pouco conhecimento de jardins japoneses e pelo meu conhecimento de filme de ação o significado desse jardim pelo que eu sei é que ele representa o Japão.
Não sei se você já teve o azar de ver "Karate Kid 3", com aquela mulher chata do "Menina de Ouro". No filme tem uma parte que ela e o Mestre Miyagi vão treinar em um templo budista e o Mestre Miyagi bota ela em cima de uma pedra grande e fala pra guria pular pra outra menor.
Ele diz que a pedra grande era o Japão e a pequena era a ilha que ele nasceu e que a areia era o mar.
Deve ser por isso que a areia é toda tracejada e faz contorno nas pedras.
sei lá...
abraço sensei