quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Motorneiro de metrô em Estocolmo.















Veja como somos contraditórios nós todos, que foi ontem mesmo que eu falei que este era um blog sobre o Japão e não falaria de Brasil e é hoje mesmo que eu vou falar de Brasil. É que eu não posso deixar de fazer meus comentários nessa época de eleições. E vou falar de uma só coisa: zona.
É que eu vi que no Rio de Janeiro tá uma discussão danada porque tão dizendo que o Gabeira, que tá subindo nas pesquisas, é zona sul. Eu ri muito desse comentário, porque de tão óbvio ele é ridículo. É claro que o Gabeira é “zona sul”. Todo político brasileiro é zona sul.
Alguém aí tem dúvias por exemplo de que o Lula, tomando os vinhos que toma e fumando os charutos que fuma, é zona sul? Será que alguém no Rio em sã consciência vai dizer que o Paes e o Crivella são zona norte? E sabe porque todo político brasileiro é zona sul? Porque todo brasileiro é zona sul.
Bom, mas eu preciso dizer o que eu entendo por zona sul. Ser zona sul não é ser rico. Pode ser, pode não ser. Ser zona sul é ostentar riqueza. E tem coisa que brasileiro gosta mais do que isso? Desde as peruas da Oscar Freire levando baculejo na Daslu, passando pela classe média com duas empregadas em casa, desembocando no barraco com TV de tela plana, todo brasileiro gosta de ostentar riqueza. Isso é normal em país como o Brasil, que está em processo de desenvolvimento.
Esse é outro ponto. Não adianta querer tratar o Brasil com era vinte anos atrás. O Brasil não é mais país zona norte. País zona norte é Eritréia, Sudão, Chad, Timor Leste, Bolívia. É triste ver que o debate politico no Brasil ainda é o mesmo de cem anos atrás. A questão não é saber quem é zona sul ou norte, mas sim quem vai nos tirar dessa zona sul e levar para uma zona franca, onde se tenha livre acesso a bens mais duráveis, como educação e cidadania.
Mas é engraçado demais ver a intelectualidade defendendo o Gabeira. Olha só essa pérola do blog do Caetano Veloso, “Que diabo é isso de dizer que Gabeira é “Zona Sul”? Gabeira é mineiro, jornalista, foi revolucionário exilado, trabalhou como motorneiro de metrô em Estocolmo.” Heheehehehe eu ri demais com esse argumento, ele não é zona sul porque foi motorneiro de metrô, em Estocolmo!!!
E isso é o Brasil, milhões podem acessar o comentário de Caetano, porque o país já é o sexto colocado em acesso de internet, mas uns 2 por cento vão saber dizer onde fica Estocolmo. Você sabe? É isso, zona sul…

PS: Essa é uma foto minha bem zona sul.

Respondendo:

Chris: Mas aí você também quer demais priminha. É fácil entender e definir os outros, não a gente mesmo...

Thaís: Sei, me engana que eu gosto...

Lu: Sumida não, sumidaça! mas tudo bem, tava estudando, boa desculpa.

Kobelus: Pois é, e essa ainda era uma estaçãozinha bem meia boca em algum lugar do interior do Japão.

4 comentários:

Koběluš disse...

hauhauahua
Gabera é mó mauricinho,
mas eu gosto mesmo é da filha dele que é mt sinistra, pegando onda no Taiti. Além de ser linda!
Muito bom esse jogo de palavras! Mesmo ele morando na Zona Oeste, hauhau

é a História do Brasil: o legal é ostentar! Não tem jeito não, o consumismo tomou conta.
O que me deixa de cara é que neguinho não tem dinheiro nem pra comprar comida, mas se endivida até os cabelos pra comprar um DVD ou uma tv de plasma.
Vai demorar muito tempo para as pessoas tomarem consciência de como gastar o dinheiro.

Ontem eu vi uma muito boa na tv, quer dizer, a matéria nem era tão boa mas o comentário de uma transeunte é que foi bom.
A matéria falava sobre o crescimento do número de candidatos agricultores e donas-de-casa. Aí a transeunte veio com o comentário do século: "É claro que tem tanto candidato. Quatro anos de salário garantido. Trabalhando ou não trabalhando, quatro anos de salário garantido!"
É de matar! Depois não sabem por que "o país não vai pra frente".

ahhh, Estocolmo é a capital da Suécia.
abraço sensei

t. disse...

E o pior é o fato dele ter bastante influencia por ai..
só pq o cara sobreviveu todos esses anos e fez algumas letras maneiras, creditam à ele mais inteligencia e sabedoria do que seria prudente. caetano veloso é entretenimento, cultura, talvez; mas devinitivamente não politica. vai ver é moda entre esses bhaianos músicos de antigamente ficarem se metendo em politica. em sinceramente, eles não têm feito um bom trabalho até agora.

Rafael Garcia disse...

bom... como não estou mais entrando no orkut então eu me desfiz da minha antiga conta no google e criei esta outra com meu nome (aplausos)
então... interessante esse negocio de zona azul pois uma vez a sociedade sendo assim os próximos que virão, também serão assim. Como Russeau disse "O homem nasce bom, a sociedade é quem o corrompe". A bolsa para estudar ai no japão, você fez pela prova da embaixada aqui em brasília?

Thaís Batalha . disse...

Cara, que susto que eu levei1 Esse blog todo cheio de fru-fru? Adoreeei!
KAKAKAKAKAKA
Tá, eu admito, não tenho nada contra novelas mas...
Eu não tô sabendo dessa da Índia não, prometo que juro!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Engraçado o fato de você estar constantemente informado das coisas, não acreditava piamente no poder da internet até você ir pro Japão.