terça-feira, 23 de outubro de 2007

ALGUMAS COISAS SAO IGUAIS EM TODO LUGAR DO MUNDO



Casas de Nagoya. Uma mais rica, outra mais pobre. As duas mostram a forte influencia ocidental - norte americana - na arquitetura recente desta cidade japonesa.


Algumas coisas sao iguais em todo lugar do mundo. No Japao tambem ha diferencas entre as casas dos mais ricos e as casas dos mais pobres. Eh bem verdade qeu aqui, a casa dos mais pobres, eh bem mai jeitosinha do que as casas dos mais pobres em outras paisagens por ai... Hoje eh dia de recolhimento do lixo como latinhas e coisas do genero. Eu, que continuo postergando a minha decisao de comprar uma bicicleta, e por isso continuo indo a peh para a universidade, jah observei que nesses dias a gente pode ver aqui na rua uma figura que eu achei que nao fosse encontrar no Japao: a do catador de latinhas. Nao ha muitos, eh verdade. Jah vi dois, no trajeto de 40 minutos que faco nesse dia, mas enfim, vale o registro. Outro dia tambem, quando estava perdido uma noite dessas mais para o centro da cidade, vi um mendigo que dormia embaixo do viaduto, fiquei surpreso com a visao. em um pais tao rico, com tantas oportunidades, com tantas politicas de bem estar social a gente nao consegue deixar de pensar em uma coisa - o que serah que deu errado na vida desse cara para que ele virasse um miseravel em um apis tao rico. Que (des) caminhos terah percorrido ele para que chegasse aqui agora, embaixo de um viaduto, dormindo em cima de um papelao...
Ve, ai estah a principal diferenca entre paises como o Brasil e paises como o Japao. Eh que aqui, quando a gente ve uma coisas dessas, tem a clara sensacao de que isso nao eh o normal, nao eh o certo. No Brasil a gente jah se acostumou ao espetaculo da miseria, dai os nossos miseraveis jah nao despertam nenhum tipo de sentimento em nos, ai a gente fica anestesiado em relacao a essas coisas. Nao devia, pois como diz a musica, gente eh pra brilhar, nao pra morrer de fome.
Bem, hoje na universidade tivemos as aulas de japones como de praxe. Hoje a turma tava menos cheia porque o pessoal da faculdade de Direito tinha de ir a uma cerimonia lah. Uma semana depois que as aulas comecaram chegou um indiano, o Paris, que o pessoal jah tah chamando de Hilton, obviamente. Hum, ai estah um cara estranho. Ele fica olhando pras coisas por minutos, com o olhar fixo, quer ser engracado mas tem um senso de humor que soh ele entende... Jah deu pra perceber que ele se ve como alguem muito inteligente, tah sempre querendo dar uma resposta melhor ou diferente para o que os professores perguntam, mas jah tah morando aqui ha um ano e ainda estah na classe de japones dos Teletubbies, entao nao deve ser muito esperto neh??
Depois do intervalo tivemos aula com Kato, a professora que todos nos preferimos, eh mais nova, bonitinha e tem paciencia com os teletubbies! Na hora do intervalo eu nao pude almocar com o pessoal porque fui me encontrar com a professora que estah fazendo a experiencia com os telefones celulares, pra ver se ela me explica umas coisas, amanha ela vai me mostrar como eu cadastro o email, ai voces poderam mandar emails diretamente para o meu celular! dai fui na lanchonete e peguei umas bandejinhas que eles tem com um PF japones, sushi, uma carninha sem vergonha lah e mais uns trequinhos. eh, dah pro gasto. Ontem a noite o Krys veio ao meu quarto umas dez e meia, disse que bateu no quarto do Vesco e ele ainda nao tava lah. Ele foi pra faculdade com a gente, de manha e nao tinha voltado ainda. A gente decidiu entao pegar as bicicletas - o Kcrys tem uma, eu ia pegar uma emprestada - para ir procurar o bulgaro, jah que ele eh pior do que eu pra se perder. mas felizmente a gente jah achou ele antes de sair, ele estava chegando. Eu perguntei, o que foi bixo, se perdeu, e ele, nao, eh que eu tentei achar um atalho pra voltar - ai eu olhei pro Kcrys e falei, ` se perdeu` Aqui em Nagoya, tomar atalhos significa se perder. Nao tem jeito. A gente tem de se conformar que, as vezes, a menor distancia entre dois pontos eh uma longa curva... Quando chaguei no Kaikan hoje tava quebrado. Ai aquele friozinho, coisa e tal, deitei na minha cama e apaguei, Agora sao seis e meia da tarde, to acabando de blogar isso aqui, vou tomar um banho, fazer meu jantar - eh, agora to cozinhando... todos produtos comprados na nossa nova loja preferida, a de 99 yens, e depois vou ver se consigo estudar um pouquinho, porque a coisa tah ficando feia. Do meu lado aqui na sala de computadores tem uma chinesa que tah no lap top dela, falando no Skype e chorando que soh... Eh, dificil neh, deve tah com saudades dos chinezinhos dela... algumas coisas sao iguais em todo lugar do mundo. Diferenca social eh uma dessas coisas. Saudade eh outra. Beijos

3 comentários:

Anônimo disse...

Eae david como tao as coisas? eu tava aq pensando e olhando as fotos e me veio uma duvida inevitavel..... vc ja usou o nivel 5 de toto? uahuahahua flow abraçaoo

Unknown disse...

oi maninho seus comentários hoje me deixaram com mais saudades,vc me pareceu muito saudoso.O grande consolo é que vc levou um grande amigo na bagagem para essas horas que é o nosso Cristo Jesus, bjos.

Unknown disse...

Fifinho,
suas histórias são ótimas, p/ de ser dramático... todos os dias estou lendo, então pode blogar...
nos mantenha informados de como esta por aí.... e a sams é pq tem preguiça de ler...huhuhuhu
Bjos!!!