sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O que chamamos rosa, com outro nome não teria igual perfume?

Ontem a noite a festa foi boa. Fomos quase todos aqui do Kaikan para o quarto de uma indiana que resolveu cozinhar pra gente. Comida indiana eh boa, isto eh, se voce gosta de pimenta. Alem disso o maior problema da culinaria indiana eh a total ausencia de carne nas refeicoes. Mas sabe como eh neh, de graca eh de graca, entao fomos lah e aproveitamos o rango...
Quando eu tava no meu quarto o polones aparece todo esbaforido, ai eu pergunto "o que foi bixo" e ele "voce tem fogo?" eu "nao, por que?" ele respondeu que a namorada indiana dele tinha ido visita-lo, ai eu aproveitei pra fazer uma piadinha " voce quer tacah fogo na coitada?" e ele sem paciencia pra piadas " nao, eu quero acender umas velas para o jantar!!" hehehe, "Krys, pega a vela leva no fogao da cozinha, acende uma, leva pro quarto e acende as outras..." e ele "yeah, good idea man"e saiu correndo pelo corredor, soh deu tempo de eu gritar " por favor, nao taca fogo no Kaikan!!"
Hoje o cel. nao tocou, ateh porque como eu nao precisava acordar cedo pude deixa-lo desligado. Acordei umas nove da manha, vim para os computadores, mas como estava um dia frio e chuvoso - na verdade ainda estah - resolvi voltar para a cama... Ao meio dia acordei e fui no supermercado comprar o almoco do dia. Arroz, coisas que eu nao consigo identificar ainda, e salmao.
Ontem na aula aconteceram duas coisas bem interessantes. A primeira foi que a minha heroina - a professora nipo-nazista, Tsubota sensei - continuou pegando no peh do vietcong. Ele nao tava conseguindo ler um treco lah e ela deu um sermao de umas duas horas dizendo que ele precisava estudar. No final ele quis ser educado e mostrar resignacao e falou "arigato" e tomou de novo. Ela respondeu " arigato nao, arigato eh para amigos, eu nao sou sua amiga" ai eu disse em portugues pra ninguem entender tomouuuuuu! Eh que aqui tem um tipo de linguagem mais informal para se falar com amigos, bem amigos, e outra mais formal, para falar com desconhecidos, e outra mais educada e formal, para falar com autoridades e professores. Nesse caso, como ela eh uma professora, ele deveria ter dito "arigato gozaimas." As vezes, dependendo da situacao, tem de se dizer "arigato gozaimashita." Enfim, qualquer coisa, menos um simples arigato. Eh a mesma coisa com o tal do Sayonara. Quase nunca se usa Sayonara por aqui, porque tambem eh soh para amigos, mui amigos. Se voce quiser dizer tchauzinho pro seu professor ou superior, eh "shitsurei shimas."
Uma coisa interessante do metodo de ensino aqui eh que a coisa e toda baseada na decoreba. A frase que os professores mais falam pra gente eh "please, memorize this" por favor, decore isto. No Brasil a gente evita ao maximo fazer com que o aluno decore as coisas, mas por aqui eh diferente. Talvez isto explique o pouco "jogo de cintura" dos japoneses com situacoes imprevistas, inusitadas. Como eles soh decoraram o que fazer em tal e tal situacao, se algo fora do padrao surge eles ficam apavorados, porque nao foram educados para pensar. Eh claro que eu estou falando de uma situacao geral, para a qual existem varias excecoes. Em geral eles sabem muito bem o que tem de saber, porque decoraram aquilo ateh o ultimo fio de cabelo, mas se o imprevisto ocorre...
Outra coisa interessante ontem foi que terminamos de ver todo o katacana. Jah vimos dois sistemas de escrita japones, o Hiragana e o katacana. Falta o mais dificil, o Kangi. O Katacana soh eh usado para escrever nomes estrangeiros, como o meu e o de qualquer um que nao for japones, e ha muitos nomes estrangeiros por aqui. Soh que eles ajaponesam tudo, entao fica tudo muito engracado. Nos por exemplo, aqui, somos de um pais chamado buhraziru, e por ai vai. As pessoas comuns, que aprendem japones por correspondencia, como o meu irmaozinho Paulo Ernane por exemplo, acham que o katacana eh uma escrita mais recente. Soh que aqueles que sao agraciados com bolsa do governo japones e tem a oportunidade de uma experiencia transcultural como eu, aprendem que o Katacana surgiu antes mesmo do Hiragana, e era usado como uma especie de acento, para se aprender a ler os Kangis. Depois da Segunda Guerra, com a invasao americana, o katacana passa a ser usado exclusivamente para grafar nomes que tenham origem estrangeira, na grande maioria nomes derivados do ingles.
Mas essa historia toda eu to contando pra falar do seguinte fato: Como vimos todos os Katacanas, eu percebi que o meu nome poderia ser dito corretamente aqui, o katacana tem a combinacao de sons possivel para que os japoneses leiam Da vid. Entao eu escrevi em Katacana, a combinacao correta para o som do meu nome, e pedi para que ele lesse. Ele leu "Da Vid" e eu, "isso, este eh meu nome!" Por que eu nao posso escrever assim? ai ele, "hum, DAVID eh um nome muito popular aqui, entao se vc. quiser que os japoneses sejam amigos de voce, continue escrevendo DEIBIDO. Tem de ser assim." Ai eu " ai ai ai, to condenado a ser DEIBIDO pra sempre!" Depois escrevi o sobrenome Nogueira e pensei, esse cara nao vai conseguir ler, dai, para meu espanto, ele leu e disse perfeitamente, sem sotaque algum "Nogueira" Ai eu estranhei e falei, "puxa, eh assim mesmo que se fala", e o professor respondeu "Nogueira eh um nome muito popular no Japao, nome de um lutador muito famoso!"OK, eu tenho dois nomes muito populares no Japao entao, um nao se parece muito com o nome que eu to acostumado, o outro eh exatamente o nome com o qual estou acostumado, tudo bem, eu posso viver com isso, afinal, como diria Shakespeare, "O que chamamos rosa, com outro nome não teria igual perfume?" Um nome eh soh um nome, a essencia, isso eh o que importa, e essa continua a mesma, no Japao, no Brasil, em qualquer lugar. Beijos!

2 comentários:

ernane disse...

oh panaka, no exterior utilize seu sobrenome SILVA, alem de raro e sagrado....

Anônimo disse...

hauhauhauahua! David... que inveja!!! Deibido ninguem merece, tudo bem, eu ia ser jizera, muito trash. mas q q era mesmo q eu ia falar??? caracas, esqueci. desencana depois eu lembro. aiaiai viu, david, vc nao muda, citando shakespeare......huahauahuaha